Marcelo Mourão pede reativação de Hospital em Vila Vargas
Marcelo Mourão deu sugestões para melhoria da saúde pública de Dourados
Foto: Francielle Grott/CMD
15/03/2023 08:13

Para agregar melhorias à saúde da população douradense, o vereador Marcelo Mourão (Podemos) solicita que a Prefeitura de Dourados avalie reativar o hospital em Vila Vargas. A proposição foi feita durante sessão na tarde desta segunda-feira (13), na Câmara Municipal de Dourados.

A atual UBS (Unidade Básica de Saúde) Antônia Marques, anteriormente funcionava como hospital e maternidade e há muitos anos ocorreu a “transformação” para posto de saúde. O parlamentar questiona a situação e cita que a retomada ao projeto inicial do local impactaria positivamente a vida das pessoas que moram ali.

“Se tem um hospital tem que funcionar como hospital. Qual foi o documento assinado que rebaixou para posto de saúde? Era um hospital, uma maternidade, com certeza ajudava muito as pessoas. Me questiono quem participou desta discussão? Pra onde foram os equipamentos?” ponderou.

Para somar esforços nas tratativas deste tema, o vereador convidou ainda os outros parlamentares para uma visita ao local e posteriores encaminhamentos no assunto.

“Vamos fazer uma agenda lá, os vereadores estão convidados. Vamos entrar nesse desafio todos nós convencermos a administração pública da retomada deste hospital”, destacou.

O vereador do Podemos sugeriu ainda que a administração, semelhante a outras cidades de Mato Grosso do Sul, adote o leilão de imóveis no município, tendo em vista arrecadar fundos para investimentos na saúde e em outras áreas.

DESTAQUE PARA AÇÕES RECENTES

A aquisição de duas ambulâncias tipo UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o Samu (Serviço Móvel de Urgência) feita pela prefeitura recentemente, foi apontada por Mourão como muito significativa no atendimento a população. Ele ressaltou que tal intermediação caberia à União, no entanto, diante da demanda, o prefeito Alan Guedes não se furtou a fazê-la.

“Nós sabemos que a União faz essa compra, mas a prefeitura tomou a frente, cuidou das diligencias e vai fazer a compra dessas duas ambulâncias no mês em que o Samu completa aniversário”, apontou e complementou a dizer que está feliz com o empenho de todos que participaram desse processo.

Outra conquista destacada por ele, foi o anúncio da reforma da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ocorrido na semana anterior, com destaque ao fato de que comandou a frente parlamentar entregando um relatório das condições do local, em 2022, e solicitando a reforma.

“Participei desse processo. É uma reforma bastante aguardada e espero que logo se inicie e logo termine, que o espaço fique melhor, mais agradável, para os profissionais do SUS e os usuários”, pontuou.