Marcelo Mourão pede oftalmologista nas escolas municipais de Dourados
- Vereador propõe programa pelo qual profissional visitaria escolas periodicamente para exames e testes preventivos nas crianças -
Vereador Marcelo Mourão defende implementação do Programa Visão Jovem nas escolas da Reme
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
22/11/2023 11:50

O vereador Marcelo Mourão (Podemos) fez indicação à Mesa da Câmara solicitando que se oficie a Prefeitura de Dourados para que, por meio das secretarias competentes, estude a viabilidade de implementar um programa de oftalmologista itinerante nas escolas da rede municipal de ensino.

Mourão cita dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo os quais, em 2050 metade da população vai ter miopia e o uso de eletrônicos pode ser uma das causas. “A saúde ocular é um tema que deve ser tratado com seriedade pelo poder público municipal”, defende.

“Existem inúmeras doenças que podem ser descobertas e tratadas ainda na infância, e o diagnóstico na hora certa pode mesmo fazer muita diferença para uma melhor qualidade de vida”, argumenta o vereador.

“Assim, como a consulta ao oftalmologista ainda não é uma prática costumeira em nossa sociedade, solicito que a Prefeitura implemente, por meio de suas secretarias competentes, o Programa Visão Jovem, para que um profissional de oftalmologia se instale a cada dia ou com certa periodicidade, nas escolas municipais para realização de exames e testes preventivos nas crianças, com a missão de possibilitar o acesso a esses cuidados nos locais mais carentes da informação”, pontua Marcelo Mourão.

Por fim, o vereador justifica que “o tema é de extrema relevância e necessidade para o bem-estar especialmente das crianças, e por isso, o programa precisa ser implementado e levado às escolas douradenses”.