Marcelo Mourão pede criação do Programa Escola Feliz
Evasão escolar preocupa o vereador Marcelo Mourão
Foto: Francielle Grott/CMD
18/10/2023 08:26

Preocupado com a evasão escolar no município, o vereador Marcelo Mourão (Podemos) indicou, na 35ª sessão ordinária da Câmara de Dourados, que a Secretaria Municipal de Educação estude a viabilidade da adoção do Programa Escola Feliz, que traz alguns princípios que são capazes de alterar o funcionamento das atividades educacionais e torna-las mais atrativas aos alunos.

Mourão justificou que existem dados que demonstram que os níveis de evasão escolar têm crescido continuamente, “sendo uma preocupação que devemos ter para nortear as políticas públicas de enfrentamento”.

Além de estimular a expansão do ensino integral, o programa tem como finalidade a inclusão de atividades que visem a descoberta de seu “projeto de vida”, ou seja, quais suas aspirações para o futuro e quais as possibilidades acadêmicas e profissionais disponíveis em seu perfil de talentos, uma atividade que refletirá na sua descoberta e tornará o caminho da escolha acadêmica mais fácil.

O programa ainda estabelece uma busca ativa, possibilitando que profissionais de Educação vão até os alunos que indicam a evasão escolar para conhecer seu cenário social e busquem alternativas para mantê-los dentro do ensino, uma forma humanizada de entender o contexto do aluno e atraí-lo para a escola.

“É por esse motivo e preocupado com a evasão escolar e com os alunos, que solicitamos que haja um estudo de viabilidade da proposta para futura apresentação do projeto’, explica Ma5rcelo Mourão.