Madson questiona se há veracidade no fechamento do Centro Homeopático de Dourados.
11/05/2017 10:56

O vereador Madson Valente (DEM) foi até o Centro Homeopático de Dourados para averiguar o fechamento da unidade, que havia sido anunciado recentemente. Constatado o fato, o vereador sinalizou que exigirá explicações, durante tribuna livre da próxima sessão, sobre o encerramento das atividades do local, já que cartazes colados em frente ao Centro informam o fechamento definitivo.

Madson revela ainda que ao consultar o Diário Oficial do município não encontrou o processo de licitação para reforma do local, o que o deixou preocupado. "Nada foi comunicado, sendo que até mesmo os médicos foram pegos de surpresa com o fechamento da unidade", apontou.

O vereador ainda explica que, caso a decisão seja verídica, será um retrocesso para saúde pública de Dourados, visto que o Centro Homeopático possui 12 mil pacientes cadastrados.

"A portaria nº 971 de 03 de Maio de 2006 regulamentou a Política Nacional de práticas integrativas e complementares no Sistema Único de Saúde e há uma orientação da Organização Mundial da Saúde para que estas práticas sejam estimuladas", pontua Madson.

Ainda de acordo com o vereador o Centro Homeopático de Dourados é um patrimônio do povo. "Não podemos permitir seu fechamento, por isso vamos esperar que a Secretaria de Saúde se manifeste e que o Conselho de Saúde Municipal também cobre informações. Acionaremos a Comissão de Saúde da Câmara para que tenhamos informações oficiais e esperamos sinceramente que estes boatos de fechamento não sejam verídicos e definitivo", encerrou Madson.

História

O Centro Homeopático de Dourados foi o primeiro do Brasil, sendo considerado referencial, segundo Madson. O Centro está no município desde 1985, através do ambulatório homeopático, sendo inaugurado em 18 de maio de 1992 e regulamentado, através da Lei Municipal 2283, em 14 de setembro de 1999. A obra foi realizada durante administração do ex-prefeito e então vereador Braz Melo (PSC).

A portaria nº 971 de 03 de Maio de 2006 regulamentou a política Nacional.

Madson exige explicações sobre possível fechamento definitivo do Centro (Foto: Divulgação)

Cartazes encontrados no Centro Homeopático (Foto: Divulgação)

Centro foi fechado por tempo indeterminado (Foto: Divulgação)