Liandra questiona aumento em pedágios e cobra duplicação em rodovias
- Vereadora pede apoio do governo estadual, visando a suspensão da tarifa até que as obras na BR-163 sejam retomadas -
Liandra encaminhou requerimento durante sessão ordinária, na Câmara de Dourados
Foto: Francielle Grott/CMD
23/08/2023 09:30

A vereadora Liandra (PTB) encaminhou requerimento a CCR MSVia, com cópias ao Governo do Estado e aos deputados estaduais que representam Dourados, solicitando informações com relação ao aumento de 16,82% na tarifa dos pedágios, na BR-163. O reajuste, autorizado pela ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), entrou em vigor na sexta-feira (18), por meio da CCR MSVia, concessionária responsável pelo gerenciamento das rodovias.

No documento, também assinado pelo vereador Juscelino Cabral (PSDB), a vereadora questiona os valores cobrados, tendo em vista que o compromisso da duplicação entre Dourados à Campo Grande e Dourados à Caarapó, firmado pela concessionária, não foi cumprido. “Tenho recebido diversas reclamações, principalmente dos caminhoneiros, que além de enfrentarem o aumento do preço do óleo diesel e ainda se deparam com esse valor injustificável dos pedágios, no Mato Grosso do Sul”, enfatiza.

Segundo consta em estudo realizado e divulgado na mídia recentemente, o reajuste supera em quatro vezes a soma da inflação dos últimos 12 meses no país, o qual atingiu 3,99% do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor). “Embora o acordo firmado, em que seria duplicada pelo menos metade das rodovias gerenciadas pela CCR MSVia, somente cerca de 10% foi realizado, em uma extensão de quase 900 quilômetros da rodovia no MS”, lamenta a vereadora.

Liandra enfatiza ainda a necessidade da união da classe política para que ocorra a conclusão da obras de duplicação, principalmente entre Dourados à Campo Grande e Dourados à Caarapó. “Neste sentido, convido os deputados que nos representam nas esferas estadual e federal, para intercedam contra esse aumento, e, se for o caso, vamos pedir a suspensão desta tarifa, até que estas obras sejam retomadas”, conclui a vereadora.

O requerimento foi encaminhado na Câmara de Dourados e endereçado ao presidente da CCR MSVia, Waldo Edwin Perez Leskovar, com cópias ao governador Eduardo Riedel (PSDB), ao prefeito Alan Guedes (PP) e aos deputados estaduais, Neno Razuk (PL), Zé Teixeira (PSDB), Lia Nogueira (PSDB), Renato Câmara (MDB) e Gleice Jane (PT).