Liandra quer responsabilizar Energisa por poluição visual
Vereadora pede providências com relação aos fios de telefonia e internet danificados ou soltos durante serviços da concessionária
Vereadora Liandra questiona serviço de substituição da rede elétrica, executado pela concessionária
Foto: Francielle Grott/CMD
06/10/2023 10:57

A vereadora Liandra da Saúde (PTB) usou a tribuna da Câmara Municipal de Dourados, durante a sessão ordinária de ontem (5), para cobrar providências da concessionária de distribuição de energia elétrica, a Energisa Mato Grosso do Sul, com relação à substituição da fiação de baixa tensão, realizada em diversos bairros e na região central da cidade.

De acordo com a vereadora, após o serviço executado pela concessionária, os fios utilizados pelas prestadoras de telefonia e internet, e até mesmo pela iluminação pública, estão sendo danificados, ficando soltos e, em certos casos, rompidos e pendurados nos postes públicos.

Ela exemplificou que em três quadras onde a Energisa executou o serviço três lâmpadas permaneceram acesas durante o dia e quatro deixaram de funcionar devido à falta de religação dos relês fotoelétricos. “Moradores têm nos procurado para reclamar do pós-serviço executado pela concessionária, tendo em vista que a fiação utilizada pelas empresas de internet e telefonia móvel está solta e, por vezes, arrebentada, causando risco de acidentes de trânsito devido à pouca altura destes fios. Além da questão estética, ocasionando poluição visual”, diz.

Para a vereadora de Dourados, a Energisa deve ser responsabilizada pelos danos causados na fiação, tanto na rede de iluminação pública, como na das prestadoras de telefonia e internet (fibra ótica). Sugere, ainda, que estas empresas sejam notificadas ou informadas pela concessionária quanto à necessidade de suporte.

Nesse sentido, Liandra encaminhou indicação, em coautoria do vereador Mauricio Lemes (PSB), endereçada ao prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), com cópias ao diretor-presidente da Energisa Mato Grosso do Sul, Marcelo Vinhaes Monteiro, e ao deputado estadual Neno Razuk (PL), solicitando estudos que visem criar uma normativa para exigir que as manutenções e instalações elétricas sejam padronizadas, em parceria com a rede de telefonia e o Poder Executivo municipal.

Após serviço da Energisa, fios de telefonia e internet permanecem soltos ou pendurados nos postes de energia elétrica (Foto: Assessoria)