Liandra quer gerador de energia elétrica nos postos de saúde
Vereadora Liandra encaminhou pedido, durante sessão, na Câmara
Foto: Francielle Grott/CMD
01/09/2023 10:41

Durante sessão ordinária, na Câmara Municipal de Dourados, a vereadora Liandra da Saúde (PTB) encaminhou indicação ao prefeito, Alan Guedes (PP), e ao secretário municipal de Saúde, Waldno Pereira de Lucena Junior, solicitando a implantação de geradores de energia em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que possuem salas de imunização, onde vacinas são armazenadas.

A vereadora justifica o pedido considerando as recentes ocorrências de falta de energia elétrica por conta dos danos causados por vendavais em toda a cidade, além de apagões em diversos Estados. “As vacinas armazenadas nestas UBSs não podem ficar por mais de duas horas fora da temperatura apropriada”, enfatiza Liandra.

Ela ressalta, ainda, que, em muitos casos, as medicações são armazenadas em geladeiras comuns, necessitando maior cuidado nestes locais. “Estes geradores poderão garantir que as vacinas não se percam, evitando, assim, prejuízos ao erário público e interrupção de serviços essenciais à saúde”, conclui.

PAM
Em outra indicação, a vereador Liandra solicitou à administração municipal a realização de um mutirão de atendimento médico com psiquiatras no Pronto Atendimento Médico (PAM) com a maior rapidez possível. “Por meio de pedidos de mães preocupadas com a interrupção no tratamento médico psiquiátrico de seus filhos, devido à ausência médica para a prescrição de medicação contínua, solicito que seja realizado um mutirão para atendimento desses pequenos pacientes no PAM, a fim de regularizar essa situação”, justifica.