Liandra é contra salários abaixo do piso nacional aos técnicos de enfermagem
Edital de seleção municipal para cadastro de reserva oferece 43,7% do valor do piso; vereadora contesta
Liandra da Saúde vai pedir abertura de novo edital, com salário corrigido
Foto: Francielle Grott/CMD
17/08/2023 12:22

Após informação da abertura de cadastro de reserva para contratações temporárias de técnicos de enfermagem municipais, para o Hospital da Vida e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com salário 56,3% abaixo do piso nacional, a vereadora Liandra da Saúde (PTB) se posicionou contrária ao edital, publicado na sexta-feira (11), no Diário Oficial do Município.

De acordo com a publicação, o salário previsto aos técnicos de enfermagem é de R$ 1.454,40, com jornadas de 44 horas semanais, ou seja, muito abaixo do piso salarial nacional, que prevê o valor de R$ 3.325. O fato motivou o Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren-MS) a entrar com pedido de impugnação do processo seletivo, assinado pela Fundação de Serviços de Saúde de Dourados (Funsaud).

Para a legisladora, que preside a Comissão de Higiene e Saúde no Poder Legislativo, a abertura de vagas, mesmo temporárias, com a referida remuneração desvaloriza o trabalho dos profissionais de saúde, cada vez mais sobrecarregados pela alta demanda nos atendimentos. “Não posso aceitar que nenhum direito seja ignorado aos nossos técnicos de enfermagem, que se sacrificam para oferecer atendimentos de qualidade à população”, enfatiza Liandra.

De acordo com a vereadora, caso o Poder Executivo não revogue o edital até a próxima segunda-feira (21), ela pretende encaminhar, na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, pedido de cancelamento do cadastro de reserva e abertura de um novo edital, com salário corrigido.

Amanhã (18), Liandra deverá conversar com o presidente da Funsaud, Jairo José de Lima, e com o prefeito, Alan Guedes (PP), sobre o assunto e pontuar outras demandas relacionadas à saúde. “Conheço as dificuldades que a pasta da Saúde enfrenta no município. Porém, acredito na sensibilidade do prefeito, que sempre tem valorizado o diálogo com estes profissionais”, pondera a parlamentar.