Liandra da Saúde pede construção de banheiros masculino e feminino no PAM
Liandra encaminhou diversas solicitações na área da Saúde, durante as três sessões realizadas nesta semana
Foto: Francielle Grott/CMD
11/08/2023 10:18

A vereadora Liandra da Saúde (PTB) encaminhou, durante a sessão ordinária realizada ontem (10), indicação endereçada ao prefeito Alan Guedes (PP) e aos secretários Waldno de Lucena (Saúde) e Vander Matoso (Administração), solicitando a construção de mais dois banheiros (masculino e feminino) no PAM (Pronto Atendimento Médico).

Liandra justifica o pedido tendo em vista o único banheiro existente no local oferecido aos pacientes. “No PAM são disponibilizadas diversas especialidades para pacientes que vão desde crianças, até idosos, além de seus familiares ou acompanhantes que utilizam apenas um banheiro para atender mulheres e homens”, reforça.

No pedido a vereadora ainda ressalta a necessidade da distribuição de sanitários por blocos, através de classificação por enfermidades, “a fim de não prejudicar a saúde de todos, por uma possível contaminação de pacientes de acordo com a patologia”.

PSIQUIATRIA

Na mesma indicação a vereador Liandra da Saúde sugere uma nova pintura com cores apropriadas no bloco da psiquiatria. Para a vereadora, a cor marrom existente poderia ser substituída pelas cores amarelo ou laranja, proporcionando um ambiente mais alegre e acolhedor aos pacientes que buscam ajuda psiquiatra no local.

“O efeito das cores não é apenas simbólico, mas terapêutico e repleto de energias e sensações. Por exemplo, a cor amarela tem ligação com boas energias, vitalidade, saúde, alegria e comunicação. O laranja é uma cor muito utilizada na cromoterapia pelo seu poder energético, por aumentar a autoestima, dar disposição e incentivar o intelecto. Por ser uma mistura do vermelho com o amarelo, é também uma cor quente e estimulante, muito utilizada para tratamento de depressão”, cita a justificativa.