Lia Nogueira aciona prefeitura por melhoria no atendimento na Central do Cidadão
Lia Nogueira cobra ações emergenciais para melhorar o atendimento oferecido na Central do Cidadão
17/01/2022 12:48

A vereadora Lia Nogueira (PP) enviou ofício à Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, cobrando agilidade e melhoria no atendimento na Central do Cidadão. A Central, órgão vinculado à Finanças do município, registra normalmente nesta época do ano, movimento considerável em razão das tentativas de negociação do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano).

De acordo com Lia Nogueira, após muitas reclamações de usuários que relatam enfrentar horas de espera por atendimento num ambiente com aglomeração e falta de ventilação, a parlamentar decidiu buscar soluções ao problema junto à administração municipal. "Estamos em mais um momento crítico da pandemia, aumento dos casos de Covid, além dos novos registros de H3N2. É mais que uma questão de Saúde pública, o que muitos contribuintes nos relataram foi uma situação degradante a que estão sendo submetidos na tentativa de regularização do IPTU e demais tributos”, esclarece a vereadora.

Por meio de ofício protocolado na última sexta-feira (14) no gabinete da administração municipal, Lia Nogueira cobra, em caráter de urgência, que sejam dadas providências quanto à regularização dos serviços prestados na Central do Cidadão em Dourados. A vereadora pontua que, o município já previa este aumento no atendimento devido à regularização do IPTU e outros tributos. "É comum neste período do ano o aumento nos atendimentos na Central do Cidadão. Como já é de conhecimento de todos tal situação, acredito que faltou por parte da prefeitura, um planejamento prévio para evitar todo esse transtorno que os contribuintes têm enfrentado", destaca Lia.

A partir do ofício endereçado ao prefeito de Dourados, Alan Guedes (PP), e ao secretário municipal de Fazenda, Everson Leite Cordeiro, a administração já tomou nesta segunda-feira (17) algumas medidas para amenizar o problema. Entre as ações da prefeitura, está a descentralização do atendimento, ou seja, os contribuintes têm a partir de agora, a opção de regularização e pagamento do IPTU no Poupatempo, localizado no antigo CSU, no Jardim Água Boa. O espaço funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h30. A medida do município visa desafogar um pouco o atendimento na Central do Cidadão, localizada na área central da cidade.

Segundo Lia Nogueira, a mudança ameniza a situação, mas não resolve o problema na Central do Cidadão que ocorre todo início de ano, ou mesmo em campanhas lançadas pelo município com o foco na recuperação fiscal, como ocorreu recentemente em relação ao Refis. "O prédio onde hoje funciona a Central do Cidadão não tem estrutura compatível ao serviço oferecido à população. Isso já foi constatado e reconhecido pela própria administração, esperamos que medidas eficazes e permanentes sejam tomadas pela prefeitura para evitar mais transtornos aos contribuintes", ressalta Lia.