Lei proposta pelo vereador Márcio Pudim cria política de prevenção e combate ao câncer de ovário
É de iniciativa do vereador Márcio Pudim lei que trata da políti9ca de prevenção ao câncer de ovário
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
20/10/2023 12:04

O vereador Márcio Pudim (PSDB) tem demonstrado, na prática, compromisso com a saúde da mulher douradense. Prova disto pé a iniciativa de propor – e ver aprovada na Câmara - a Lei Municipal nº 4.822, em 13 de abril de 2022, que institui a Política de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário. A iniciativa tem como objetivo central conscientizar e fornecer suporte às mulheres no enfrentamento da doença.

A nova legislação estabelece uma série de diretrizes fundamentais para a prevenção e detecção precoce do câncer de ovário, bem como para o apoio adequado às mulheres que enfrentam essa enfermidade. Entre os pontos mais relevantes da lei, destacam-se a disponibilização de informações específicas sobre o câncer de ovário em todas as unidades da rede pública de saúde, a realização de exames especializados para detecção da doença e a inclusão de ações relacionadas ao câncer de ovário nas campanhas do Outubro Rosa.

A legislação também estabelece a necessidade de assistência multidisciplinar às mulheres diagnosticadas com câncer de ovário, abrangendo amparo médico, psicológico e social, bem como promove o diálogo e o debate com a sociedade civil e organizações não governamentais para a conscientização e realização de campanhas de sensibilização.

“A importância dessa lei não pode ser subestimada, pois ela representa um avanço significativo na promoção da saúde das mulheres de Dourados”, pontua o vereador, mencionando que ao implementar medidas de prevenção, detecção precoce e apoio integral às mulheres diagnosticadas com câncer de ovário, a legislação contribui para uma melhoria significativa na qualidade de vida e nas taxas de sobrevivência dessas pacientes.

“É crucial que a população e os profissionais de saúde estejam cientes dessas diretrizes e as implementem de forma efetiva para que o câncer de ovário possa ser enfrentado de maneira mais eficaz, salvando vidas e promovendo o bem-estar das mulheres da cidade”, prega Marcio Pudim.