Lei de Silas Zanata cria a Semana da Agricultura Familiar
17/04/2015 08:18

Vereador também propôs que comemorações passam a integrar o calendário oficial de eventos do Município

A Câmara de Dourados aprovou na sessão ordinária desta semana, projeto de lei do vereador Silas Zanata (PV) que cria a ‘Semana Municipal da Agricultura Familiar’, a ser comemorada anualmente na última semana do mês de julho, quando é comemorado o dia do agricultor (28 de julho).

A instituição da Semana, segundo projeto, que agora vai à sanção do executivo, tem como objetivo fortalecer, apoiar e incentivar o desenvolvimento da agricultura familiar, suas formas associativas e cooperativas de produção, gestão e comercialização; incentivar a criação de políticas públicas para o fortalecimento da agricultura familiar e viabilizar, profissionalizar e ofertar alternativas para o agricultor familiar, além de criar espaços para os agricultores discutirem questões locais relacionadas com a agricultura familiar e seu desenvolvimento.

A Semana Municipal da Agricultura Familiar deverá ser realizada pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária e em parceria com outras entidades e/ou órgãos interessados. As comemorações passam a integrar o calendário oficial de eventos do Município.

Silas Zanata justifica que a agricultura familiar gera 60% dos alimentos consumidos no país, 77% dos empregos no campo, representa 85% das propriedades e, ainda, é responsável por empregar cerca de 12,3 milhões de pessoas no país.

Em Dourados, lembra Silas, 90% dos produtos que compõem a merenda escolar vêm da agricultura familiar são produzidos por agricultores familiares, “tornando a alimentação oferecida nas escolas mais rica e, ainda, valorizando os pequenos produtores rurais”.

O vereador explica que a Semana terá como foco, profissionalizar e ofertar alternativas para o agricultor familiar e criar espaços para os agricultores discutirem questões locais relacionadas ao tema e seu desenvolvimento, uma vez que valorizar essa atividade é reconhecer que a agricultura familiar vem contribuindo para o desenvolvimento do país. “Daí, a importância de instituir a Semana Municipal da Agricultura Familiar, para, neste período, discutirmos assuntos relacionados à agricultura familiar e ampliar o acesso às ações de apoio à atividade agrícola”, diz.

Vereador Silas Zanata destaca importância da agricultura familiar no desenvolvimento local e regional (Foto - Thiago Morais)