Lei da Liandra da Saúde institui campanha contra a “Síndrome do Text Neck”
- Projeto de Lei da vereadora prevê ações de prevenção para problemas ortopédicos -
Liandra da Saúde apresentou solicitações na Câmara de Vereadores
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
19/09/2023 11:40

Foi aprovado por unanimidade pelos vereadores de Dourados, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (19), o Projeto de Lei nº 137/2023 de autoria da vereadora Liandra da Saúde (PTB), que institui a campanha de prevenção à “Síndrome do Text Neck” nas escolas do município. As ações deverão ser desenvolvidas durante a semana do Dia do Médico Ortopedista, comemorado em 19 de setembro.

A Síndrome do Texto Neck, ou “Síndrome do Pescoço de Texto”, é um problema ortopédico que geralmente ocorre pela má postura no uso excessivo de celular, tablet ou computador, sendo uma lesão por esforço repetitivo ao olhar para a tela durante digitação de textos ou mensagens.

Neste sentido, o projeto de lei da vereadora Liandra prevê campanhas de prevenção nas instituições de ensino, orientando alunos sobre a importância da postura correta do uso desses aparelhos, assim como outras ações que incentivem uma rotina mais saudável. “Desta forma os estudantes terão oportunidade de saber como se comportar e utilizar diariamente os inevitáveis aparelhos, através de campanhas proporcionadas pelo poder público e também pela iniciativa particular”, justifica.

A lei prevê ainda além da realização de palestras, também reuniões voltadas ao público da rede pública e particular das áreas da educação e da saúde. Já em parceria com a iniciativa privada, o Executivo poderá desenvolver em conjunto as ações e os serviços correspondentes à campanha, ficando a critério dos órgãos municipais o conteúdo aplicado.

O projeto de lei tem de ser aprovado pelos vereadores em segunda votação, na próxima sessão ordinária da Câmara Municipal, e entrará em vigor após a lei ser sancionada pelo Executivo.