Laudir solicitou ao Governo de MS aporte financeiro de R$ 4 milhões mensais para Saúde de Dourados
Laudir encaminhou ofício ao Governo do Estado solicitando recursos para a Saúde
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
31/03/2022 10:35

No dia 21 de março, o vereador Laudir Munaretto (MDB) encaminhou ofício ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB) solicitando um aporte financeiro extraordinário ao Fundo Municipal de Saúde de Dourados para atender a média e alta complexidades.

Mesmo com os repasses financeiros do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e recursos próprios alocados pela Gestão da Secretaria Municipal de Saúde, o município passa por um período crítico em relação às despesas relativas ao custeio total de todos os serviços.

Neste momento, o déficit mensal é de aproximadamente R$ 4 milhões, especificamente no Bloco de Média e Alta Complexidade (MAC), levando em conta que o município atende as 4 microrregiões, além da fronteira seca entre Brasil e Paraguai.

A solicitação levou em conta a localização geográfica do município; a diversidade populacional; as redes de atenção à saúde disponibilizadas; contratualizações hospitalares; investimento municipal; e a Programação Pactuada Integrada (PPI).

O objetivo é que o município continue sendo referência de serviços de média e alta complexidade, tendo em vista que é a Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados) que administra a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e o Hospital da Vida, unidade de saúde que atende quase 1 milhão de habitantes nos serviços de urgência e emergência.

Para o vereador Laudir, esse acréscimo é essencial para atender a população com dignidade. “Juntos podemos alcançar a meta de uma saúde pública mais eficiente, principalmente no atendimento daqueles que dependem exclusivamente do SUS”, enfatizou Laudir.