Laudir solicita instalação de bueiros ‘inteligentes’ em Dourados
Vereador Laudir Munaretto apresentou proposta na oitava sessão do ano da Câmara de Dourados
Foto: A.Frota
29/03/2022 14:26

Na 8ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (28), na Câmara Municipal de Dourados, o vereador Laudir Munaretto (MDB) apresentou uma indicação solicitando estudos e posterior instalação na cidade de caixas coletoras popularmente chamadas de ‘bueiros inteligentes’. O equipamento consiste em uma caixa coletora com alças laterais de metal, produzida em diversas medidas de acordo com cada bueiro, o que impede que a sujeira e dejetos caiam na rede pluvial.

As caixas funcionam como um filtro, liberando o escoamento da água e retendo resíduos sólidos. Com isso, torna-se possível impedir que a sujeira chegue até os rios ou fique acumulada, provocando entupimento. As caixas coletoras proporcionam a reciclagem do lixo que, em geral, escoa junto com as águas da chuva seguindo direto para os rios, córregos e mares.

Outra vantagem do bueiro inteligente é que ele agiliza o trabalho de empresas responsáveis pela limpeza da cidade, otimizando tempo.

“A medida contribui para o Meio Ambiente e melhora a qualidade de vida dos cidadãos, principalmente nas áreas com maior chance de enchente no município. Isso porque é uma solução definitiva e preventiva, não apenas corretiva como acontece atualmente”, explicou o vereador.

O documento foi endereçado ao prefeito Alan Guedes (PP), ao secretário de Governo e Gestão Estratégica, Henrique Sartori de Almeida Prado, ao secretário municipal de Serviços Urbanos, Romualdo Diniz Salgado Junior e também ao secretário municipal de Obras Públicas, Luis Gustavo
Casarin.

Demais indicações

Ainda durante a 8ª Sessão Ordinária, Laudir solicitou a realização de um trabalho de tapa-buracos na Rua Vanilton Finamore, no percurso que compreende as ruas Weimar Gonçalves Torres e Ponta Porã.

Também foi solicitado serviços de limpeza e roçada no Ceper do BNH 2º Plano e a realização de manutenção nos brinquedos do parque. Além disso, foi apresentada uma indicação para que sejam adotadas providências no combate à infestação de escorpiões relatada por moradores do Jardim Rasslem.