Laudir recebe lideranças sindicais e destaca organização dos trabalhadores
‘Café com o Presidente’ desta semana deu início às celebrações pelo 1º de maio na Câmara de Dourados
“Café com o Presidente” desta quarta-feira teve a participação de presidente de sindicatos de trabalhadores
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
28/04/2021 11:00

Faltando três dias para o 1º de maio, Dia do Trabalhador, o ‘Café com o Presidente’ desta quarta-feira (28) na Câmara de Dourados foi com representantes de entidades sindicais. A convite do presidente Laudir Munaretto (MDB), eles estiveram na Casa de Leis para debater temas do cotidiano e falar da luta dos trabalhadores e suas perspectivas em tempos de crise mundial, agravada pela pandemia do coronavírus.

Laudir recebeu os presidentes dos sindicatos da Guarda Municipal, Inspetor Catelan; dos Bancários, Carlos Alberto Longo; dos Empregados no Comércio, Pedro Lima; e dos Jornalistas, João Carlos Torraca. Os vereadores Juscelino Cabral (DEM) e Olavo Sul (MDB) também participaram, bem como assessores e diretores do Legislativo.

O presidente reafirmou que a iniciativa do “Café” é trazer para dentro da Câmara, lideranças da sociedade civil organizada que, “com suas experiências, lutas e demandas, acabam trazendo subsídios para o mandato, para trabalho dos vereadores, que são os representantes do povo na Casa de Leis”.

Também disse que a Câmara estará sempre aberta para o debate e que os trabalhadores, por meio de suas entidades representativas, “têm muito a contribuir no trabalho diário de cada um de nós na busca de tornar Dourados na cidade dos nossos sonhos”.

Laudir encerrou afirmando que a atual Mesa Diretora preza pela total transparência do legislativo e anunciou a digitalização de todos os documentos, para que todo cidadão possa ter acesso à tramitação de qualquer projeto de lei. Também anunciou que em breve entrará no ar a Rádio e a TV Câmara, um projeto antigo que estava paralisado e que foi retomado agora, para ampliar a possibilidade de a população acompanhar o trabalho dos vereadores. Por fim, anunciou a reforma e estruturação da Casa de Leis, para dar mais condições de trabalho aos vereadores e servidores em favor da população.

O vereador Olavo Sul falou da importância dos sindicatos na organização dos trabalhadores e reconheceu que, por estarem mais próximos da população, são importantes na interlocução com os legisladores, levando a eles as reais aspirações populares.

Juscelino Cabral, primeiro secretário da Câmara, observou que a interação com os segmentos organizados da sociedade é muito importante, não só para debater o cotidiano local, mas também para o debate racional das questões nacionais e até internacionais, porque essas interferem na vida de cada cidadão.

CANAL IMPORTANTE

Os sindicalistas foram unânimes em elogiar a iniciativa do presidente em abrir a Câmara para o debate com a sociedade. Para eles, o ‘Café com o Presidente’ pode ser um importante canal para repercutir e fazer avançar as aspirações dos trabalhadores.

Carlos Longo, do Sindicato dos Bancários, falou que é oportuna e democrática a iniciativa dessas reuniões, que possibilitam ecoar a voz do povo na casa do povo. “O trabalhador é maioria na estrutura produtiva, é ele que produz a riqueza que sustenta o país e precisa ter voz, precisa ser ouvido”, considerou.

O inspetor Catelan falou do papel da Guarda Municipal, imprescindível na manutenção da ordem e da defesa do patrimônio público e da própria segurança da sociedade, mas lamentou que “nesses tempos de pandemia tem sido preciso cortar a própria carne, agir com firmeza para se fazer cumprir normas de conduta”. Ele também parabenizou o presidente pela iniciativa do ‘Café’, “importante canal de consulta aos trabalhadores”.

Pedro Lima, do sindicato dos Comerciários, considerou muito importante a aproximação do legislativo com os segmentos organizados dos trabalhadores, porque são os vereadores que encaminham as reivindicações da sociedade. Ressaltou ainda que o 1º de maio tem de continuar sendo a data simbólica de reforço da luta dos trabalhadores em defesa de seus direitos.

Texto/Fonte: Assessoria CMD