Laudir quer que R$ 548 mil do duodécimo sejam investidos em segurança escolar
Presidente da Câmara sugere, à prefeitura de Dourados, instalação de portas detectoras de metais em escolas e Ceims
Laudir: “A Câmara está em contato com os órgãos de segurança, tomando precauções para que nada de mal aconteça às nossas crianças”
Foto: Aparecido Frota
12/04/2023 11:05

Para garantir o bem-estar, a tranquilidade e a segurança de crianças e adolescentes que estudam no município, bem como de professores e servidores, o presidente da Casa de Leis douradense, o vereador Laudir Munaretto (MDB), irá devolver ao Poder Executivo, em caráter emergencial, cerca de R$ 548 mil – o valor é parte das sobras do duodécimo.

O presidente sugere que a prefeitura invista o montante em portas giratórias com detectores de metais em unidades de educação, parecidas com as que existem em agências bancárias. Segundo o parlamentar mdbista, cada porta de segurança custa cerca de R$ 5,5 mil; portanto, poderão ser adquiridas em torno de cem portas com o dinheiro a ser disponibilizado.

O duodécimo é uma parcela mensal de recursos municipais para custeio de despesas do Legislativo; o que a Câmara economiza é devolvido para a prefeitura aplicar em obras e serviços prioritários. “Mesmo com investimentos rotineiros e a reforma da Câmara, economizamos R$ 548 mil, que agora se faz necessário para compra e instalação desses equipamentos nas escolas e nos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceims)”, enfatiza Laudir.

Dinheiro a ser disponibilizado é suficiente para Executivo comprar em torno de cem portas giratórias com detectores de metais (Foto: Banco de imagens)

Em tempo, a presidência da Câmara Municipal de Dourados, preocupada com os episódios recentes de violência em escolas brasileiras, pede que todos estejam constantemente vigilantes, mas que evitem pânico generalizado, já que muitas pessoas estão se aproveitando do contexto para disseminar desinformações e notícias falsas, sobretudo por meio de grupos virtuais, onde boatos de incitação a episódios violentos costumam ser estimulados.

O presidente da Casa de Leis afirma, ainda, que a educação básica brasileira está em luto e, por isso, solidariza-se profundamente com quem foi vítima de criminosos ou perdeu seus entes queridos nos recentes ataques, que entristeceram toda a sociedade. Para enfrentar a questão e evitar novas tragédias, apoia a audiência pública requerida pelo vice-presidente da Câmara douradense, o vereador Mauricio Lemes (PSB). Laudir pontua que “temos que sair com uma proposta de segurança pública nas nossas escolas, que venha a atender a esse momento crítico que estamos vivendo”.

Laudir acredita que seja fundamental convidar órgãos municipais e estaduais, como Governo do Estado, Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar, Guarda Municipal de Dourados, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude de Dourados, Conselho Tutelar e sindicatos. “A Câmara Municipal, por intermédio dessa presidência, está em contato com os órgãos de segurança pública, tomando todas as precauções para que sejam feitas as diligências necessárias para que nada de mal aconteça às nossas crianças”, complementa.

Para o presidente do Legislativo, ao serem consultados profissionais das áreas de segurança e educação, reforçam-se medidas já adotadas e verifica-se a possibilidade de implementação de outras em escolas e creches/pré-escolas de Dourados, necessárias para o atual momento. O Governo de Mato Grosso do Sul deverá anunciar ainda hoje (12) um novo plano de segurança para escolas. A prefeitura de Dourados também está realizando agora uma reunião sobre o assunto. O presidente da Câmara entende que essas políticas públicas devem ser revisadas e atualizadas frequentemente.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD