Laudir propõe projeto de “Estimulação Neuropsicomotora Precoce” para crianças com deficiência
Vereador Laudir apresentou projeto na 21ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
29/06/2022 11:06

Na 21ª Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (27), o vereador Laudir Munaretto (MDB) apresentou projeto de lei que dispõe sobre a criação do “Atendimento à Estimulação Neuropsicomotora Precoce”, para crianças com deficiência.

O projeto oferecerá uma variedade de estímulos direcionados para impulsionar o desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, de 0 a 5 anos, de acordo com as suas necessidades.

O objetivo é proporcionar estimulação auditiva; estimulação visual; estimulação da função motora: estimulação da função manual; estimulação das habilidades cognitivas e sociais; estimulação da linguagem; e, estimulação da motricidade orofacial.

A estimulação precoce é um processo de acompanhamento e intervenção em pacientes que possuem condições de saúde que comprometem o desenvolvimento neuropsicomotor, como transtorno do espectro do autismo, síndrome de down, entre outros.

O projeto deverá ser formado por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de serviço social, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, neuropediatra, psiquiatra, contando com a participação familiar.

“Todo ser humano precisa de estímulo para se desenvolver, mas isso é ainda mais importante em crianças prematuras ou com síndromes e atrasos neuromotores. Precisamos de um projeto que proporcione um atendimento mais direcionado e precoce para que elas tenham uma melhor qualidade de vida”, explicou o vereador Laudir.