Laudir prevê 2023 de muito trabalho e consolidação do processo de modernização do legislativo
Laudir presta conta dos dois primeiros anos à frente da Mesa Diretora da Câmara de Dourados
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
16/12/2022 11:59

Ao usar a tribuna durante a última sessão do ano legislativo, realizada na tarde desta quarta-feira, 14, o vereador Laudir Munaretto (MDB) abriu mão de ler as diversas solicitações de obras e serviços para os bairros da cidade e fez uma breve prestação de contas de sua gestão na presidência da Câmara Municipal no biênio 2021/2022.

“Foram dois anos de trabalho e de realizações. Assim como os demais membros da Mesa Diretora me dediquei com toda responsabilidade a cumprir o compromisso assumido quando da nossa posse neste importante cargo: fazer um trabalho digno, honesto e transparente, de forma a propiciar que tivéssemos um Legislativo forte para fiscalizar o Executivo, apresentar projetos e inovações e contribuir com o desenvolvimento de Dourados”, lembrou o vereador já no início de seu pronunciamento.

“Queríamos uma legislatura marcada pelo trabalho, pela lisura e pela participação da população no dia a dia da Câmara de Vereadores. Foi o que tivemos, sempre tendo como regra que as decisões fossem colegiadas, em permanente consulta aos vereadores nos momentos mais sensíveis ou controversos, naturais desse espaço plural de representação da população”, prosseguiu o presidente da Câmara, que em ato de humildade fez questão de frisar: Ocupar a cadeira de presidente, por mais honroso que seja, não é para mim motivo de vaidade, arrogância ou soberba. Pelo contrário: gera em mim a consciência do grau de responsabilidade, dever e gratidão.

“Para cumprir a agenda legislativa e fazer funcionar a parte administrativa, complexa e ampla, foi fundamental a sensibilidade dos colegas e de uma equipe técnica, capacitada e de confiança para dar todo o respaldo  necessário à construção dos projetos inovadores que estão, dentro da prudência e da responsabilidade que exigem, saindo do papel e virando realidade”, continuou Laudir Munaretto, passando então a enumerar as realizações da sua gestão, como a licitação para reforma e ampliação da sede da Câmara, a realização de concurso público e adaptação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), a transparência e economia gerados pela modernização dos processos licitatórios, o “Legislativo Digital”, que permite a efetiva participação da população nas ações do legislativo, a resolução de pendencias com o Ministério Público que se arrastavam há mais de 10 anos, a devolução de quase R$ 6 milhões para o Poder Executivo investir em obras e serviços prioritários, a ampliação da interlocução da Câmara com a sociedade, através das redes sociais (Facebook e Instagram) e da TV Câmara, sendo que até o final de 2023 deve ir ao ar a Rádio Câmara, implantação do Departamento de Planejamento e Gestão Estratégica e medidas destinadas para dar melhores condições de trabalho aos vereadores, dentre muitas outras ações, como a quitação de uma dívida de R$ 600 mil com a Receita Federal, pendente desde 2012.

“Demos o ponta pé inicial, os primeiros passos para que nossa cidade tenha um legislativo à sua altura no que tange à infraestrutura. Ainda temos muitos desafios e acredito que os próximos dois anos serão de muito trabalho para consolidar e entregar essas ações estruturantes. Quero agradecer a todos os colegas vereadores e a todos os servidores. Sempre procurei tratá-los com companheirismo, humildade e respeito. Muito obrigado, minha gratidão a todos”, encerrou Laudir Munaretto, que já foi escolhido para presidir o legislativo também no biênio 2023/2024.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD