Laudir homenageia 30 artesãos em sessão solene para encerrar 1ª Feira do Artesanato
Sessão Solene encerrou a 1ª Feira do Artesanato de Dourados
Foto: A. Frota
01/04/2022 10:47

Na última quarta-feira (30), o vereador Laudir Munaretto (MDB) homenageou 30 artesãos de Dourados durante uma sessão solene de encerramento da 1ª Feira de Artesanato, realizada entre os dias 28 e 30 de março na Câmara Municipal de Dourados.

O evento teve o intuito de prestigiar os artesãos locais e homenagear “Mestre Cilso”, artesão que atuou por mais de 30 anos em Dourados, com produção de peças que retratam a história e cultura locais. Os filhos do artesão participaram da comemoração.

A Feira homenageou Cilso Aparecido Tibúrcio, nascido em Buritama (São Paulo) e que viveu em Dourados desde 1972, onde desenvolveu trabalho artístico no ateliê ‘Mão na Massa’, localizado no Altos da Monte Alegre. Mestre Cilso faleceu em 29 de fevereiro de 2020.

O legado do artesão é seguido pela filha mais velha, Evelyn Tibúrcio e seus filhos, que participaram do evento. “Estou agradecida por perpetuar e manter viva a tradição. Ele deixou um legado grande, significativo e vem vindo aí uma nova geração de oleiros”, falou emocionada.

Para o vereador Laudir, “o momento foi de extrema felicidade por homenagear os artistas do nosso município e principalmente meu grande amigo Mestre Cilso. Dourados tem uma gama de artesões muito talentosos e a feira foi apenas a sementinha que plantamos para continuar esse trabalho pela valorização da arte regional”, explicou ele.

Uma das homenageadas durante a sessão solene foi a artesã Thayná Miguita Kohatsu, de apenas 18 anos, que trabalha há um ano com artesanato, especificamente com madeira de demolição e MDF. Segunda ela, o trabalho ajuda e motiva a superar algumas dificuldades do autismo e da ansiedade.

“Eu simplesmente amo esse trabalho. E receber essa homenagem é uma honra, fico muito feliz pelo reconhecimento do meu trabalho, sou muito grata a Câmara pelo espaço e a oportunidade concedida a todos nós, artesãos”, disse a jovem artesã.