Laudir destaca superação de autista medalha de ouro em Olimpíada Nacional de Matemática
Presidente Laudir Munaretto durante a 16ª sessão ordinária
25/05/2023 11:16

Uma das medalhas de ouro da edição 2023 da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) foi conquistada por um aluno muito especial de Dourados, Guilherme Oliveira Souza.

Ele estuda há dois anos no campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, em Dourados, e sempre se destacou na disciplina, notadamente em cálculo. O estudante disputou com 363 alunos dos 38 Institutos Federais existentes no Brasil.

A primeira fase da competição ocorreu em Dourados, enquanto a segunda foi feita em Fortaleza. Após isso, Guilherme trouxe no pescoço uma das 10 medalhas de ouro da competição.

O feito de Guilherme, portador do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, foi lembrado na sessão desta segunda feira, 22, pelo vereador Laudir Munaretto, presidente da Câmara Municipal.

"Exemplo contra o preconceito e de que todos são capazes, o jovem Guilherme orgulha nossa cidade e mostra que com políticas de inclusão, com amor e dedicação podemos fazer com que a igualdade não seja apenas uma letra fria e sim uma realidade", afirmou Laudir.

O parlamentar também destacou a resiliência da mãe de Guilherme, a servidora pública Auricleia Pinheiro de Oliveira, e as políticas inclusivas que fazem parte do projeto pedagógico do IFMS, que em Dourados tem como diretor-geral Carlos Vinicius de Figueiredo.

Laudir apontou como exemplo a ser seguido a implantação de instâncias como o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas existente no Instituto.

Segundo a mãe de Guilherme, "a instituição recebeu muito bem ele e o acolheu de forma que ele se sentiu em casa. A direção da instituição e equipe pedagógica abraçou meu filho como se fosse deles", comentou Auricleia, que agradeceu o acolhimento dado ao filho no IFMS e a sensibilidade do vereador em lembrar, na tribuna, o feito de Guilherme.

"Gostaria de agradecer ao diretor Carlos, aos professores dele, de maneira especial aos professores de matemática, ao professor Geordano Roveda (do Ensino Fundamental) e a todos que cuidam e zelam pelo bem-estar do meu filho", disse emocionada a mãe de Guilherme.

"Fico muito feliz em saber que o esforço do meu filho tenha sido reconhecido pelo vereador Laudir, uma pessoa que acredito e confio no trabalho que vem realizando por nossa cidade", disse Auricleia. Ambos, Laudir e Auricleia, resumiram a conquista do Guilherme na palavra "superação".

*Guilherme Oliveira Souza agachado do lado direito/ Arquivo Pessoal