Laudir cobra implantação de mais uma UPA 24h em Dourados
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
27/02/2023 19:44

A maior e mais populosa cidade do interior de Mato Grosso do Sul tem enfrentando questões sérias na área da saúde e um deles é referente às longas filas na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), que funciona 24h.

Conforme dados prévios do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em dezembro de 2022, Dourados supera 260 mil habitantes e mesmo assim, tem apenas uma UPA para atender à população.

Em meio a tantas reclamações de populares, o vereador Laudir Munaretto (MDB) apresentou uma indicação cobrando a implantação da segunda UPA 24 horas em Dourados. O documento foi apresentado nesta segunda-feira (27), durante a 4ª Sessão Ordinária.

A viabilização de uma segunda estrutura tem o intuito de diminuir as filas nos prontos-socorros, evitando que casos de menor complexidade sejam encaminhados para as unidades hospitalares. Isso proporcionará mais agilidade nos atendimentos.

Além de reduzir o tempo de espera dos usuários do sistema público de saúde, uma nova UPA evitará o deslocamento desnecessário e excessivo dos pacientes, melhorando a atenção e diminuindo a sobrecarga assistencial das unidades hospitalares regionais.

“A reclamação por longas filas e demora no atendimento são recorrentes. A população que depende da saúde pública fica à mercê de apenas uma unidade e isso é inadmissível, principalmente em uma cidade do tamanho de Dourados”, afirmou Laudir.

O documento foi endereçado ao prefeito Alan Guedes (pp), ao governador Eduardo Riedel, aos deputados estaduais Zé Teixeira, Neno Razuk, Lia Nogueira e Renato Câmara, ao secretário de Estado de Saúde Maurício Simões Corrêa e ao secretário municipal de Saúde, Waldno Pereira de Lucena Junior.