Juscelino Cabral solicita ação imediata para postinho de saúde do Izidro
Vereador: “Que as medidas sejam tomadas com brevidade para o bem-estar da comunidade”
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
01/11/2023 12:20

O vereador Juscelino Cabral (PSDB) apresentou uma indicação na Câmara Municipal de Dourados em que solicita medidas imediatas para a Equipe de Saúde da Família (ESF) do bairro Izidro Pedroso. A solicitação visa realização de reformas, manutenção e dedetização nas instalações da unidade de saúde, que há meses passa por sérios problemas de infraestrutura.

A ação do vereador, por meio da Indicação 2.052/23, vem em resposta às crescentes reclamações de moradores e funcionários da ESF, que enfrentam condições de trabalho e atendimentos precários devido à falta de manutenção e à necessidade urgente de reformas na estrutura do prédio. A situação se agravou a ponto de se tornar insustentável, levando os cidadãos a procurar o gabinete parlamentar em busca de soluções.

Juscelino enfatiza que o postinho de saúde é responsável por fornecer atendimento médico primário, prevenção de doenças e promoção da saúde para a comunidade, sendo um ponto de referência para a população local. Também ressalta a urgência de dedetização, dado o risco potencial de infestação por pragas e insetos, o que pode afetar os pacientes e a qualidade dos serviços prestados. “A dedetização é um procedimento fundamental para garantir um ambiente seguro e livre de ameaças à saúde pública”.

A Constituição Federal e a Lei Federal 8.080/90, a popular Lei do Sistema Único de Saúde (SUS), garantem o direito dos cidadãos a um atendimento de qualidade na rede pública de saúde, e é dever do município assegurar a disponibilidade de recursos e estruturas adequadas para atender a essa demanda. “A falta de insumos básicos, como a manutenção das instalações, é inaceitável e coloca em risco a saúde e o bem-estar da comunidade”.

O pedido de Juscelino foi dirigido à mesa diretora da Câmara Municipal, na sessão ordinária de anteontem (30), com a solicitação de encaminhamento imediato ao prefeito, a Wellington Henrique Rocha de Lima, secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, e a Marcio Antônio do Nascimento, secretário municipal de Serviços Urbanos. “Ficaremos atentos aos desdobramentos dessa solicitação e à resposta das autoridades, na expectativa de que as medidas sejam tomadas com a maior brevidade possível para garantir o bem-estar da comunidade local”, finaliza o vereador.

Outras indicações – Juscelino também pede que a prefeitura providencie operação tapa-buracos em todas as vias do Jardim Água Boa, instalação de rede pluvial nas vias do Jardim Guaicurus e recolocação de grades nas bocas de lobo (bueiros) do Estádio Municipal Frédis Saldivar, o Douradão.