Juscelino Cabral propõe “Educação para o Trânsito” nas escolas da rede municipal
​​​​​​​- Após audiência pública que debateu mudança de comportamento no trânsito, vereador protocolou na Câmara Municipal projeto de lei que institui Programa na Reme -
Juscelino Cabral presidiu audiência pública que debateu a mudança de comportamento no trânsito de Dourados
Foto: Valdenir Rodrigues
13/05/2021 11:44

Depois de a Câmara Municipal realizar, na quarta-feira (12), audiência pública com o tema “Maio Amarelo - A mudança de comportamento no trânsito”, o propositor do debate, vereador Juscelino Cabral (DEM), protocolou na Secretaria da Casa, projeto de lei que instituiu em Dourados o Programa “Educação para o Trânsito, a ser desenvolvido no âmbito das escolas da Rede Municipal de Ensino.

A audiência contou com as presenças de representantes do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) e da Guarda Municipal de Dourados – parceiros para um trânsito mais seguro -, além de vereadores, agentes públicos e técnicos da área de transporte e trânsito, que conheceram detalhes das ações desenvolvidas em Dourados em favor de um trânsito mais humano e discutiram propostas visando conscientizar a sociedade de que um deslocamento em via pública é responsabilidade de todos.

Em sua fala durante a audiência, Juscelino opinou que um trânsito humanizado deve ter por base educação, engenharia e fiscalização, com ênfase para a educação, responsável pela formação dos cidadãos.

Para o vereador, a transformação que se busca passa pela educação, empatia e respeito. Entende que a mudança de comportamento contribui para um trânsito mais humano. “São pequenas atitudes que transformam, como, por exemplo, sair de casa alguns minutos mais cedo, evitando a direção em alta velocidade, pois a pressa pode causar acidentes”, sintetiza.

Por acreditar que educação no trânsito começa na infância, o vereador protocolou na Câmara, projeto de lei que institui o “Programa Educação para o Trânsito” nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Dourados, destinado aos alunos do ensino fundamental.

“Penso que a educação para o trânsito deve começar já nos primeiros anos de escola, no pré-escolar, pois educando a criança, o aprendizado é para toda a vida”, finaliza Juscelino.

Texto/Fonte: Assessoria CMD