Ishy questiona Iagro sobre mortandade de abelhas em MS
11/05/2018 10:35

11/05/2018 10h34 - Por: Assessoria

O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou um ofício a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal – Iagro - de Mato Grosso do Sul, solicitando informações referentes ao resultado da coleta de abelhas mortas em propriedades rurais em Dourados e Douradina. A mortandade desses insetos, geralmente por agrotóxicos, põe em risco a produção de alimentos e a biodiversidade.

Segundo o documento, em agosto do ano passado a Iagro coletou informações para análise técnica e definição do fator causador das mortes. O vereador quer saber, então, qual foi o resultado obtido e quais as providências que a Agência tomou ou pretende tomar em relação ao problema identificado. Além disso, Ishy questiona se houve outras notificações em MS nos últimos oito anos e, se sim, quais os municípios afetados, bem como se foi dado o devido retorno aos produtores de mel.

O Estado é considerado o de maior produtividade da apicultura nacional, mas há no país uma pulverização indiscriminada de agrotóxicos responsabilizada pela matança de abelhas. O Brasil, desde 2008, ocupa o primeiro lugar no ranking mundial de consumo dessas substâncias e o uso está altamente associado à incidência de doenças como o câncer e outras genéticas. De acordo com o dossiê da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva), a contaminação vai do solo a água e até mesmo o leite materno. "Não há um público alvo, todos corremos riscos", avalia o vereador.

Uma Audiência pública a ser realizada na Câmara, proposta por Ishy, irá debater o uso dos agrotóxicos e os impactos na saúde pública. Para ele, as abelhas são os reflexos dessa contaminação. "A situação exige uma série de políticas públicas que envolvem desde o meio ambiente até as implicações com o ser humano. Passou da hora de falarmos sobre este assunto", finaliza o parlamentar.

Uma Audiência pública a ser realizada na Câmara, proposta por Ishy, irá debater o uso dos agrotóxicos / Foto: Thiago Morais