Ishy presta homenagens aos 70 anos do clube nipônico e 20 do Japão Fest
Comunidade nipo-brasileira contribui significativamente aos desenvolvimentos econômico e cultural do município
Neuza Suzuke e Elias Ishy em entrega de honraria na abertura da festividade
Foto: Assessoria
14/11/2023 08:56

Por meio dos Decretos Legislativos 179 e 180/23, o vereador Elias Ishy (PT) concede diplomas de jubileu de vinho ao Clube Nipo-Brasileiro de Dourados, alusivo aos 70 anos de fundação, e de porcelana ao Japão Fest, em comemoração aos 20 anos do evento. Linda Tonossu Iyama, vice-presidente administrativa, e Neuza Yamada Suzuke, vice-diretora cultural, receberam a honraria.

A imigração japonesa ao Brasil teve início em 1908 e, em Dourados, um acordo entre governos, em 1953, trouxe 60 famílias para o município. Elas foram um dos primeiros grupos de imigrantes a se estabelecerem aqui durante o processo de colonização, contribuindo significativamente para os desenvolvimentos econômico e cultural da cidade.

O clube nipônico, atualmente, oferece à comunidade uma ampla gama de atividades, focadas na cultura e no esporte, como danças (bon odori), karaokê, beisebol, gateball, tênis de campo, voleibol, além de lições sobre a culinária tradicional. “O reconhecimento e o apoio a essa instituição são fundamentais para o fortalecimento do tecido sociocultural, garantindo que sua história e suas tradições permaneçam vivas para as gerações futuras”, afirma Ishy.

Uma prova dessa tradição é o Japão Fest, evento que completa 20 anos em 2023 e que ocorreu no último fim de semana. Presente no calendário oficial de Dourados, conta com apresentações artísticas e a rica culinária oriental. “É uma das festas mais representativas do município e resultado do esforço incansável dos organizadores, voluntários e apoiadores. Representa um marco cultural, gastronômico e que aproxima pessoas de diferentes origens”, justifica o vereador.

Outra homenagem prestada pelo parlamentar, na última semana, foi a entrega da Pista de Caminhada do Jardim Flórida – por meio de uma lei de sua autoria, recebe o nome de “Kesayoshi Anze”. “Anze san”, como era conhecido, contribuiu ativamente à comunidade nipo-brasileira e dedicou-se ao esporte, especialmente à promoção do beisebol, além de ter demonstrado seu talento artístico com a decoração ambiental em festas e eventos locais.

Linda Iyama, vice-presidente do Clube Nipo-Brasileiro de Dourados (Foto: Assessoria)