Ishy pede mapeamento da COVID-19 por bairro e região em Dourados
Elias Ishy quer o mapeamento dos casos suspeitos e confirmados em Dourados
07/08/2020 09:30

O vereador Elias Ishy (PT) solicitou a prefeitura de Dourados que sejam disponibilizadas na plataforma do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus, bem como nas divulgações diárias, o mapeamento dos casos confirmados e suspeitos no município por região e bairro, destacando dessa forma os relacionados com maior risco de contágio. Segundo ele, essa ação traz mais transparência a população.

O parlamentar explica que também pode melhorar o monitoramento e atenção da sociedade quanto aos casos de contaminação pelo Covid-19. Ishy explica que, para isso, não são necessários recursos públicos. “Existem hoje diversas ferramentas e aplicativos gratuitos que disponibilizam esse serviço e que várias cidades do país, como Guariba/SP, já utilizam a fim de permitir saber qual é o risco de infecção na região onde reside e de ter uma ideia real de qual é a situação do município”, explica no documento.

Segundo ele, essa é uma forma de melhorar a conscientização do uso da máscara, além do distanciamento social, evitando assim, o contágio. A sugestão é de que esse mapeamento também possa ser feito a partir do endereço dos pacientes confirmados e suspeitos, dado esse que as unidades de saúde possuem acesso no atendimento.

Com essa ação, é possível afirmar por onde a doença se espalhou e qual o grau de contágio por bairros, auxiliando assim a gestão municipal a tomar decisões mais eficientes no combate à pandemia e reforçar as orientações. Para ele, é uma indicação a fim de contribuir no controle à pandemia, por isso solicita que a administração municipal tome providências para a efetivação do pedido.

Texto/Fonte: Assessoria Gabinete