IPTU vai ficar mais caro para pobres’, alerta Virgínia Magrini
02/12/2014 12:08

A vereadora Virgínia Magrini (PP) fez um alerta à população douradense durante a sessão de segunda-feira (24) na Câmara de Dourados.

Segundo ela, proposta encaminhada pelo prefeito Murilo Zauith (PSB) através de Projeto de Lei deve tornar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) mais caro justamente para as pessoas com menores condições financeiras.

Trata-se do Projeto de Lei nº 38/2014, de autoria do Poder Executivo, que aprova a planta de valores genéricos unitários de terrenos, tabelas de preços de edificações e tabela de alíquotas, relativas aos imóveis localizados no perímetro urbano de Dourados e no perímetro urbano dos Distritos, para efeito de lançamento do IPTU e ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis).

“Eu gostaria de alertar a população que é um projeto que vai cobrar mais caro dos mais humildes e não vai cobrar dos ricos, porque o aumento vai atingir a periferia, com o argumento de que na área central já houve reajuste”, afirmou Virgínia.

De acordo a vereadora, é preciso que a população douradense fique atenta porque a proposta do Executivo deve entrar na pauta de votações da Câmara de Dourados já na próxima sessão, na segunda-feira da semana que vem. “A sociedade tem que acompanhar porque a população mais pobre vai ter um reajuste maior e isso vai causar um grande impacto.”

No projeto encaminhado à Câmara, o prefeito afirma que “Dourados passa por uma grande expansão econômica, circunstância que dá efetiva consistência a efetiva valorização imobiliária do município, de modo a gerar a necessidade do presente projeto de adequação”.

Uma novidade pretendida pela administração municipal para 2015 é dar início às cobranças de IPTU no perímetro urbano dos Distritos. Caso seja aprovada, portanto, a proposta vai incluir os moradores de Formosa, Guassu, Indápolis, Itahum, Panambi, Picadinha, São Pedro e Vila Vargas entre os contribuintes douradenses inclusos na cobrança do imposto.

Vereadora Virginia