Homenageado na Câmara, Emmanuel Marinho oferece Prêmio à mãe
- Poeta e escritor douradense foi agraciado com a 12ª Edição do Prêmio Ildefonso Ribeiro, instituído no Legislativo Municipal para contemplar a produção literária regional -
Emmanuel Marinho discorreu sobre suas obras e a trajetória de sua mãe, com quem dividiu a homenagem da Câmara
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
30/08/2022 12:26

Ao receber o Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva, 12ª Edição/2022, na noite desta segunda-feira (29), o poeta e escritor Emmanuel Marinho, ícone da cultura douradense e sul-mato-grossense, tomou o gesto de “transferir” a homenagem à sua mãe, Regina Giraldi Marinho, “93 anos de uma vida dedicada à paz, ao amor, a caridade, solidariedade, acolhendo pessoas desassistidas, principalmente crianças e idosos”.

São inúmeras atitudes que proporcionaram a Regina várias homenagens, entre elas, no início dos anos 1990, o título de ‘Cidadã da Paz’, reconhecimento da Unesco e Fé Baha´i. O poeta narrou a trajetória da mãe citando várias situações em que se desdobrou para socorrer pessoas doentes e/ou com dificuldades para se alimentar.

“É pela grandeza de minha mãe que estou oferecendo a ela essa homenagem”, falou, pedindo que os vereadores se dediquem a aprovar cada vez mais leis em favor das pessoas mais necessitadas da sociedade, principalmente crianças e idosos. “Eu acredito que só o amor, a educação e a arte podem salvar o mundo”, pontuou Emmanuel, anunciando que pretende, ainda este ano, inaugurar a “casa do amor e da arte”, um espaço público para manifestações culturais e também o acolhimento às pessoas, como tem sido há anos a casa onde vive com sua mãe.

O poeta agradeceu ao poder legislativo pela homenagem e reconhecimento ao seu trabalho, suas obras, e encerrou sua fala declamando poemas do seu mais recente livro.

MENSAGEM

Falando em nome dos demais vereadores, Mauricio Lemes (PSB), presidente da Comissão Permanente de Cultura da Casa de Leis, parabenizou o poeta Emmanuel Marinho pela homenagem e pelo trabalho que realiza pelo município de Dourados, pelo Mato Grosso do Sul e pelo país e afirmou que a mensagem que Emmanuel Marinho traz e leva através de sua música, sua poesia e seus escritos, “tem uma função de denunciar os mandos e desmandos das sociedades, de mostrar aquilo que nós não vemos todos os dias na televisão ou que muitas vezes é impedido de nos ser mostrado”.

“Sempre falo que a arte ela tem a habilidade de a gente levar as palavras, as mensagens, onde apenas a mera palavra não chega. Então, a função que o senhor exerce na sociedade é uma função extremamente importante e que deve ser elogiada, exaltada e valorizada constantemente”, apontou, mencionando o cineasta Glauber Rocha, que revolucionou o cinema nacional que até então era visto como entretenimento e passou a ter a função de mostrar a realidade. “É preciso valorizar a arte como meio de transformação social”.

EMMANUEL MARINHO

Emmanuel Marinho nasceu em Dourados, em 1956. Possui formação acadêmica em Psicologia pela Unip-SP e pós-graduação em Artes Cênicas pela UFRJ. Poeta, ator, educador e psicanalista cultural, compõe poemas, edita-os em livros e os interpreta no teatro e na música. Publicou 9 livros e dois CD´s.

O poeta Emmanuel é membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, pesquisador da Cátedra Unesco de Leitura-PUC Rio e recebeu vários prêmios por sua defesa intransigente dos direitos humanos, assim como por sua atuação junto à comunidade.

Recebeu o Prêmio Marçal de Souza - pela defesa dos povos indígenas, concedido pela Câmara Municipal de Dourados, em 1995, Cidadão da Paz, concedido pela Comunidade Bahá’i do Brasil em 1996, e novamente o Prêmio Marçal de Souza - pela defesa dos direitos humanos, concedido pela Assembleia Legislativa de MS em 1997.

Recebeu também a homenagem do Circuito Cultural Banco do Brasil em 2002, com Heitor Cony, por seu trabalho de literatura; o Prêmio Marco Verde, pelo CD "Teré", no mesmo ano e, ainda, homenagem dos Correios por seu trabalho a favor da leitura, em 2007. Prêmio Funarte Circulação Literária/2010; Prêmio Rubens Corrêa de Teatro/FCMS/2011 – O Poema Secreto de S.J.; Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2012 – Tudo Porã Por Aqui.

Em 2015 recebeu a outorga de Guardião dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio – ODM e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, do Programa das nações unidas/ONU. Em outubro de 2015 foi condecorado no grau de comendador na Ordem Guaicurus do mérito judiciário, pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de MS.

O poeta Emmanuel é uma das maiores referência da cultura sul-mato-grossense. Além de artista é um grande educador, com um histórico de palestras, espetáculos, oficinas, pensando uma educação através da arte. Como se não bastasse o impacto material das obras, o conteúdo de cada uma constitui antológica reunião de poemas em torno de temas sociais, políticos, filosóficos, universais.

Ao tratar de temas do cotidiano, o tratamento poético, às vezes prosaico, atinge uma universalidade tocante, gerando identidade e empatia no leitor. Sua atuação de levar sua poesia às escolas de Dourados e região, privadas, públicas, do centro, da periferia, das aldeias indígenas, vem influenciando gerações e instalou-o na memória cultural da cidade e do estado.

Suas obras são objeto de estudos em diversas universidades do país e leitura indicada para os vestibulares da UFGD, UEMS, UFMS.

O PRÊMIO

O Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva foi instituído pela Câmara de Dourados em 2008 e contempla a produção literária regional e é concedido, uma vez por ano, ao escritor que tem se destacado nesse quesito.

Ildefonso Ribeiro da Silva, pernambucano nascido em 1934, foi membro fundador da Academia Douradense de Letras (Cadeira 04). Professor aposentado após 32 anos, nos estados do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Teve inúmeros trabalhos públicos e classificados em concursos de âmbito regional e nacional.

Texto/Fonte: Assessoria/CMD