Hoje (10) ocorre conferência de combate ao machismo e à misoginia
Proteção às mulheres sempre em pauta: evento em março debateu políticas para as douradenses
Foto: Arquivo | Francielle Grott/CMD
10/08/2023 11:03

A Câmara Municipal de Dourados abre suas portas hoje (10), a partir das 18h30, para sediar uma conferência de extrema relevância, cujo foco é o combate à misoginia e ao machismo arraigados na sociedade. Com o título “Violência contra Mulher: Machismo e Misoginia, cultura que fere”, o evento reunirá diversos movimentos sociais em luta pela temática.

Organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e proposta pelo vereador Elias Ishy (PT), a conferência trará à tona questões fundamentais que permeiam a violência de gênero. Com palestras e debates, os participantes terão a oportunidade de analisar mais profundamente esses problemas socioculturais de menosprezo ao feminino.

Entre os conferencistas, destacam-se a professora Marisa de Fátima Lomba de Farias, doutora em Ciências Sociais e docente da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a enfermeira mestra Mariana Faria e o promotor Izonildo Gonçalves de Assunção Júnior, titular da 13ª Promotoria de Justiça de Dourados (Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher). Com amplas expertises em suas respectivas áreas, irão compartilhar suas experiências sobre as raízes dos comportamentos misóginos e as consequências devastadoras do machismo na sociedade.

Diversos ângulos serão considerados ao se discutir sobre as vítimas da violência contra a mulher, desde o impacto direto nas agredidas até as repercussões sociais e econômicas mais amplas. As conferências também analisarão o ônus financeiro que recai sobre os recursos públicos e a economia, consequência da violência estrutural de gênero.

O evento contará com uma abertura especial: um monólogo teatral apresentado pela atriz Alessandra Tavares, gestora de cultura em Amambai/MS. Ao final, também está prevista uma solenidade em homenagem ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, reconhecendo seu papel vital na luta pela igualdade de gênero em Dourados.

Participe – Os interessados na conferência “Violência contra Mulher: Machismo e Misoginia, cultura que fere” são convidados a se inscrever previamente por meio deste link. Para obter mais informações, é possível entrar em contato pelo endereço de e-mail mandatoeliasishy@gmail.com ou pelo WhatsApp (67) 99939-3849.

Seja ajudada!
Estamos no Agosto Lilás, campanha nacional de proteção às mulheres e combate às violências (moral, patrimonial, sexual, psicológica, física e política) contra elas. Seja agora ou em qualquer mês, clique aqui ou ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) para receber ajuda, caso você esteja sendo violentada, ou para denunciar, se conhecer uma mulher em situação de violência.

Mais canais de denúncia e socorro
– Disque Direitos Humanos: 100 e WhatsApp (61) 99656-5008.
– Polícia Militar: 190.
– Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): 192.
– Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso do Sul: 127 e (67) 3318-2032.
– Plataforma on-line Safernet.