Especialistas destacam equipe de captação e transplantes de órgãos em Dourados
Audiência pública reuniu médicos, enfermeiros e familiares de pacientes transplantados
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
28/09/2022 11:09

 

Audiência pública realizada na noite de terça-feira (28) na Câmara Municipal de Dourados reuniu médicos, enfermeiros, membros da CIHDOOT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos) do Hospital da Vida e familiares de pacientes transplantados para debater sobre a importância de conscientização relativa a doação de órgãos e tecidos. O evento foi promovido pela Comissão de Saúde do Legislativo, composta pelos vereadores Liandra da Saúde (presidente), Olavo Sul (vice-presidente) e Jânio Miguel (membro).

A palestrante Claire Carmen Miozzo, coordenadora da Central Estadual de Transplantes de MS, relatou as etapas do processo de captação de órgãos realizados no Hospital da Vida, desde a logística até a contato com as equipes. “O processo de captação exige dos profissionais muita dedicação, amor e respeito, pois são processos longos, dolorosos, onde muitas vezes as famílias decidem doar depois de várias visitas ao hospital”, afirmou.

Já a palestrante Cristiane Santos Bernardes, diretora do Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande, abordou algumas dificuldades enfrentadas, como o preconceito e a desinformação. “Só através da informação e esclarecimento podemos mudar esta realidade, pois quando você tem a intenção de ajudar outra pessoa você faz que a engrenagem faça sentido. É um fim para um recomeço”, considera.

O diretor clínico do Hospital da Vida, José Raul Espinosa, lembrou o trabalho da vereadora Liandra da Saúde durante o período em que trabalhou na unidade e pediu apoio dos vereadores para superar as dificuldades. “É um hospital pequeno, mas que tem um benefício muito grande para a comunidade. Com o auxílio de vocês poderemos fazer muito mais”, ressaltou. “A equipe de enfermagem são preparadas, pois o processo de captação de órgãos é muito complexo e envolve uma série de fatores. São estes profissionais que se doam e ficam à disposição muitas vezes 24 horas por dia”, agradeceu.

A vereadora Liandra agradeceu a participação das palestrantes, convidados e familiares dos doadores e enfatizou o trabalho desenvolvido pela CIHDOOT. “Esta comissão foi criada em fevereiro de 2017, coordenada pelo médico Antonio Pedro Bitencourt e a enfermeira Clarinie Fortunatti e pelos membros efetivos, Valdecir Santana, Ludelça Dorneles, Denise Reginato e Danielle Ribeiro e os médicos Guilherme do Nascimento, Felix Barros e Hugo Dias. Sem estes profissionais o CIHDOOT não teria existido e desempenhado sua função com excelência até hoje”, concluiu

Também fizeram pare da composição da Mesa, o vereador Sérgio Nogueira, o coordenador do serviço de hemodiálise e transplante do Hospital Cassems, Antônio Pedro Lucas Bittencourt, as enfermeiras Clarine Fortunatti e Jaqueline Foppa e a advogada Helena Izidoro de Souza, membra da Comissão da Solidariedade na Comissão de Direito Sistêmico e Justiça Restaurativa da OAB/Dourados.

Texto/Fonte: Assessoria