Escritor Brígido Ibanhes doa livros para a Câmara de Dourados
22/03/2017 11:58

O escritor douradense Brígido Ibanhes doou, do seu acervo pessoal, para a Câmara de Dourados, 19 exemplares do livro "Silvino Jacques, o Último dos Bandoleiros", um para cada vereador. Os livros foram recebidos na sessão ordinária de segunda-feira, dia 20.

Brígido diz que resolveu fazer a doação após tomar conhecimento da decisão do Governo do Estado, que ele considera equivocada, de retirar a literatura como disciplina regular da rede estadual de ensino. Ele diz acreditar que o Estado voltará atrás nessa decisão.

O autor aproveita para informar que o seu livro está no Atlas das Representações Literárias de Regiões Brasileiras, Sertões Brasileiros, Volume 3, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), lançado em novembro, no Rio de Janeiro. "Foi com imensa satisfação que registramos que o livro ora apresentado foi destaque especial e único de um escritor deste Estado no referido Atlas", escreveu Brígido no ofício enviado à Câmara, em que trata da doação.

O escritor também pediu apoio para a literatura de Mato Grosso do Sul e para a Academia Douradense de Letras e ainda para as demais instituições de defesa da literatura. Informa também que entre os dias 28 e 30 de abril a Academia de Letras promove o I Flid (Festival Literário Internacional de Dourados).

A presidente da Câmara, Daniela Hall (PSD), agradece a Brígido pela doação dos livros. "É uma obra literária muito importante, que retrata não só um fato da nossa história, mas também mostra todo um momento político e social vivido no nosso Estado. Fiquei muito feliz e agradeço em nome de todos os vereadores a doação. Vamos guardar e preservar com carinho", afirma.

A propósito da questão literária envolvendo a decisão do Estado de unificar a disciplina de literatura com a de língua portuguesa, a Câmara de Dourados realiza nesta quinta-feira, dia 23, a partir das 13h30, o seminário "A Reforma do Ensino Médio e as Implicações para a Literatura em Mato Grosso do Sul", promovido pela Comissão de Educação da Câmara. Será no Plenário da Casa.

Vereadores de Dourados recebendo o livro “Silvino Jacques, o Último dos Bandoleiros”. (Foto: Thiago Morais).