Escola sofre com problemas estruturais e Pudim pede empenho da prefeitura
Pudim: “São várias situações tristes para uma comunidade que possui poucas benfeitorias públicas; e as que tem, não estão em condições dignas”
Foto: Francielle Grott/CMD
22/03/2023 09:59

As lembranças dos danos causados pelos temporais de outubro e novembro de 2022, que deixaram rastros de destruição em vários bairros, residências e órgãos públicos de Dourados, podem ser vistas em locais como a Escola Municipal Dom Aquino Corrêa, em Panambi. Para buscar solucionar os problemas, o vereador Márcio Pudim (PSDB) encaminhou, anteontem (20), solicitações de serviços urgentes e pedidos de informações à prefeitura.

Em recente visita a Panambi, após solicitações de moradores, Pudim viu a situação que se agrava na escola: salas de aula fechadas, cheias de mofo; lousas impróprias para uso; e telhados danificados. “A infiltração atinge boa parte das salas de aula e de setores administrativos, como também os banheiros, que estão às escuras devido à possibilidade de curto-circuito”. Ainda de acordo com o parlamentar, “a situação só não está pior porque os funcionários constantemente borrifam água sanitária nas paredes”.

Destelhamento na Escola Municipal Dom Aquino Corrêa, em Panambi (Foto: Assessoria)

No posto de saúde de Panambi, o vereador constatou falta de remédios, médico e enfermeiro. Estes fatos já foram objeto de cobrança de Pudim, mas a situação persiste. “Inclusive, quando estive lá, um servidor estava com fortes dores no corpo e disse que, devido à falta de médico, iria procurar atendimento em Itaporã”, cidade a cerca de 15 km do distrito douradense. “Infelizmente, esse cenário tem se tornado comum, mesmo diante de fartos investimentos de outros entes públicos e de inúmeros pedidos de providências”.

Cobranças
O vereador Márcio Pudim encaminhará ofícios ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e a deputados para solicitar emendas parlamentares para a Escola Dom Aquino Corrêa, a fim de ajudar na reforma e em compras de materiais permanentes. “Será que os gestores da prefeitura e de secretarias foram até o distrito vistoriar o local e não deram nenhum start para os serviços de conserto do telhado, por exemplo?”, questiona Pudim. “A Dom Aquino Corrêa é referência em educação e precisa urgentemente de uma ampla reforma, assim como necessitam o posto de saúde e o Centro Social, que estão em condições semelhantes ou até piores”.

Pudim informa que, após sua fala na tribuna do Plenário Weimar Gonçalves Torres, na última segunda-feira (20), soube “que o prefeito já se comprometeu a resolver tal situação, inclusive enviando até a escola municipal um funcionário para fazer levantamento dos serviços que precisam ser feitos”. “Acompanharemos o desenrolar dessa situação e aguardamos que, dentro de um cenário bem promissor, quem sabe no início do segundo semestre, a escola esteja em condições melhores”, finaliza o vereador.

Paredes da unidade escolar do distrito de Dourados estão tomadas pelo mofo (Foto: Assessoria)