Emendas de Fabio Luis chegam a cinco entidades douradenses
Total de R$ 38,5 mil dá fôlego ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade
Vereador beneficia Apae, Lar do Idoso, Pestalozzi, AAGD e Lar Santa Rita
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
03/04/2023 10:46

O vereador Fabio Luis (Republicanos) destinou emendas para cinco entidades de Dourados que atuam no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. A Secretaria Municipal de Assistência Social já está encaminhando os recursos às organizações, conforme publicado no Diário Oficial do Município, na edição do último dia 28.

As emendas impositivas, que totalizam R$ 38,5 mil, têm o objetivo de contribuir para o planejamento financeiro das instituições, a fim de assegurar a manutenção e a ampliação das atividades assistenciais, principalmente após a recessão provocada pela pandemia da Covid-19. Essas emendas são instrumentos pelos quais os vereadores podem apresentar emendas à lei orçamentária anual, destinando e repassando recursos públicos do município para obras, projetos ou instituições.

As entidades beneficiadas são a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o Lar do Idoso (Asilo da Velhice Desamparada de Dourados), a Associação Pestalozzi de Dourados, que receberam R$ 10 mil cada uma das três, o Lar Santa Rita de Cássia (Lar de Crianças – Santa Rita), com verba de R$ 3,5 mil, e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD), com R$ 5 mil. Ontem (2), inclusive, foi o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo.

Segundo Fabio Luis, as entidades atendem pessoas que, muitas vezes, não encontram no Poder Público o amparo necessário. “Essas instituições têm papel fundamental na sociedade, pois oferecem atendimento e acolhimento para pessoas que precisam de cuidados especiais. Por isso, é importante que tenham recursos para manter suas atividades e ampliar seus serviços. Como vereador, posso reafirmar que a emenda impositiva cumpre um papel essencial na nossa contribuição como agente político”, destaca.

A Apae atende mais de 200 pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas, oferecendo diversos serviços para melhoria da qualidade de vida. A AAGD, por sua vez, atende cerca de 200 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com autismo e suas famílias. Oferece psicoterapia, atendimentos às famílias por assistente social e psicóloga, bem como equoterapia, ginástica, musicalização e apoio pedagógico.

O Lar do Idoso, o Lar Santa Rita de Cássia e a Pestalozzi atendem, respectivamente, idosos em situação de vulnerabilidade, crianças em situação de risco e pessoas com deficiências. Essas entidades douradenses oferecem serviços como acolhimento, cuidados médicos e terapêuticos e atividades de lazer e convivência social.

Para as entidades beneficiadas, as emendas do vereador Fabio Luis representam um alívio financeiro em um momento de dificuldade. “É através dessas emendas que conseguimos fazer melhorias e dar continuidade aos atendimentos aos nossos idosos, oferecendo sobretudo qualidade de vida. Nosso muito obrigado ao vereador Fabio Luis e aos demais parlamentares, que nos ajudaram em mais um ano! Nossos idosos também agradecem!”, afirma o presidente do Lar do Idoso, Leonel José Freire.