Em visita institucional a AL, Idenor aponta PME como estratégico para qualificação do ensino
03/07/2015 08:22

Presidente da Câmara diz que aprovação do Plano representa o início da construção de um modelo educacional moderno, eficaz e de qualidade

O processo de tramitação e aprovação do PME (Plano Municipal de Educação) em Dourados repercutiu em todo Mato Grosso do Sul, tanto que em visita institucional à Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (1°), o presidente da Câmara de Vereadores de Dourados Idenor Machado (DEM) esclareceu os deputados estaduais sobre os principais aspectos que nortearam a aprovação do plano no município.

Indagado pelo deputado estadual Zé Teixeira (DEM) sobre os questionamentos apresentados pelos professores durante o processo de votação do plano em Dourados, Idenor explicou que parte categoria se articulou na tentativa de incluir nos debates diretrizes relacionadas diretamente a atuação e direitos categoria.

Ele explicou que a reivindicação do magistério é legítima, no entanto, se tratava de um foro é inadequado, tendo em vista de que às propostas apresentadas pelos professores devem ser apresentadas e debatidas no PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração), lembrando que os vereadores tiveram um curto espaço de tempo para analisar e deliberar o projeto lei.

Diante do fato, Idenor foi convidado por Zé Teixeira a utilizar a tribuna da Assembleia para apresentar alguns dos principais aspectos que nortearam a aprovação do plano no município. Na tribuna da Assembleia, Idenor Machado reforçou a importância do PME (Plano Municipal de Educação) para a elaboração de novas diretrizes que possibilitem a qualificação do ensino em Dourados e no Estado. Para Idenor, o plano representa o ponta pé inicial para a construção de um modelo educacional moderno, eficaz e de qualidade.

Na tribuna, Idenor reforçou que a Câmara de Dourados cumpriu sua função, aprovando as metas específicas e estratégias que devem ser adotadas ao longo dos anos, além de atender aos prazos estabelecidos pelo MEC, mantendo, inclusive, as 20 metas estabelecidas no documento base que irá nortear a Educação no município durante a próxima década.

Idenor informou aos deputados estaduais que em Dourados o PME foi elaborado a partir de ampla discussão, envolvendo todas as categorias, como diretores, professores e trabalhadores administrativos da educação municipal, além de representantes de instituições e entidades. Na Câmara, passou pelas comissões permanentes antes de ir a plenário para votação, em duas sessões.

“O Plano Municipal de Educação não gerou polêmica durante os debates apenas em Dourados, mas sim em todo o país. Isso é salutar tendo em vista que a construção de planejamento estratégico para o sistema educacional para os próximos 10 anos naturalmente divide opiniões e possibilita a apresentação de propostas e diretrizes divergentes. No entanto, o importante é de que respeitamos os prazos estabelecidos na legislação. Daqui para frente o debate continuará para que aperfeiçoar e melhorar o PME”, finalizou Idenor.

Idenor Machado utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para falar sobre o Plano Municipal de Educação aprovado pela Câmara de Dourados (Roberto Higa/AL/MS)