Em noite de entrega de Prêmio e posses na ADL, Câmara homenageia a literatura douradense
- Durante sessão solene, poeta e escritor Carlos Magno recebeu o Prêmio Ildefonso Ribeiro e Academia Douradense de Letras empossou novos membros -
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
23/10/2023 10:43

A Câmara de Dourados realizou na noite de sexta-feira (20(, sessão solene em homenagem à literatura e honras à Academia Douradense de Letras (ADL) e também entrega do Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva, XIII edição - 2023. Proposta pelos vereadores Laudir Munaretto (MDB) e Marcelo Mourão (Podemos), a sessão solene foi prestigiada por grande número de pessoas, entre agentes culturais, amigos e familiares dos homenageados.

Na abertura, Laudir e Mourão destacaram a importância a leitura na vida dos cidadãos e pregaram que o hábito da leitura, desde cedo, contribui na formação do ser humano, na imaginação e interpretação do mundo. “São experiências que no dia a dia nos ensinam a ver o mundo a partir do ponto de vista de pessoas que têm imaginação e domínio das letras, que usam as palavras com criatividade”, disse Mourão, que também é membro da ADL. Já Laudir, afirmou que Dourados e Mato Grosso do Sul têm valorosos poetas e escritores, “que nos orgulham e merecem o reconhecimento deste poder legislativo”.

Escritores e escritoras indicados para esta edição do Prêmio receberam homenagens pelos seus trabalhos literários: Aurineide Alencar de Freitas Oliveira, Beatriz dos Santos Landa, Carlos Magno Mieres Amarilha, Ilson Venâncio, Maria Teresa Garritano Dourado, Marise Fatima Andreatta, Rogério Fernandes Lemes e Rosemar Borges Rosendo.

O historiador e poeta, professor doutor Carlos Magno Amarilha, escolhido este ano para o Prêmio Ildefonso Ribeiro da Silva, recebeu a homenagens dos vereadores presentes.

Em seu pronunciamento, Magno Amarilha falou do início da trajetória pelo mundo da literatura e do incentivo de amigos e colegas para se dedicar a escrever poemas. Hoje, são dezenas de livros publicados, de poesias e de histórias/educação. Ele também destacou o apoio que a Câmara de Dourados, nos últimos anos, tem dado à cultura local. O homenageado foi indicação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados.

POSSE NA ADL

A solenidade de posse de sete novos membros na Academia
Douradense de Letras ocorreu em seguida. Com isso, preencheu as 40 cadeiras, como sonharam seus idealizadores, Iracema Tibúrcio e Nicanor Coelho, em 1991.

Tomaram posse a escritora Rosemar Borges Rosendo, poetisa Eli Coelho Pereira, escritora Aureliana Viegas, advogado e escritor José Carlos Manhabusco, escritor Fernando Machado, escritor Elairton Gehlen.

Também tomou posse o radialista, jornalista, narrador de futebol, apresentador de TV e mestre de cerimônias da Câmara de Dourados, Antônio Carlos Ruiz. Ele foi apadrinhado pelo também jornalista e escritor Carlos Marinho e passa a ocupar a cadeira número 11, ocupada anteriormente pelo acadêmico jornalista Nicanor Coelho, falecido em dezembro de 2020.

HOMENAGENS

Além dos empossados, receberam homenagens os escritores Acelino Rodrigues Carvalho, Amir Tadeu de Matos, Ana Cavalheiro, Anastácia Heck, Carlos Marinho, Denise Caramori, Elizeu Ramos, Gicelma Chacarosqui, Heleninha de Oliveira, Leila Luna, Marcelo Mourão, Marcos Coelho, Maria de Lourdes da Costa, Moisés Crestani, Odila Lange, Oswaldo Marques, Paulo Sérgio Nolasco dos Santos e Vinicius Ferraz.

A Academia Douradense de Letras recebeu o Diploma Jubileu de Pinho, alusivos aos 32 anos de sua fundação. O presidente da ADL, escritor Marcos Coelho, recebeu a honraria dos componentes da Mesa.

Fotos – Valdenir Rodrigues/CMD

Texto/Fonte: Assessoria/CMD