Elias Ishy propõe debate sobre (in) segurança alimentar e nutricional em Dourados
03/05/2018 10:02

03/05/2018 09h59 - Por: Assessoria

Uma Audiência Pública irá debater a (in) segurança alimentar e nutricional em Dourados. O evento tem como objetivo apontar propostas para elaboração de um Plano Municipal e será realizado no dia 17 de maio, às 19h, na Câmara de Vereadores. A proposição é do parlamentar, Elias Ishy (PT), com o apoio do Conselho Municipal e da Câmara Interministerial.

Para Ishy, a atividade é importante para fazer esclarecimentos sobre a atual situação da "segurança alimentar" na região. Segundo o vereador, a construção do Plano deve ser realizada com a participação popular, portanto, amplamente debatido com a sociedade, principalmente levando em conta a população indígena, sabendo que todos devem ter acesso regular a alimentos de qualidade, com práticas alimentares saudáveis, contribuindo assim para uma existência digna.

Ele lembra que o relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) indica que o Brasil só vai alcançar com o objetivo de "Desenvolvimento Sustentável de número 2: Fome Zero" até 2030 se houver continuidade nos investimentos em políticas públicas voltadas às populações mais vulneráveis.

Para a presidente do Conselho, Verônica Gronau Luz, este, portanto, é o primeiro passo para falar sobre os avanços conquistados pelo município, bem como os desafios ainda a serem enfrentados nesse campo. Além dela, a Audiência contará com a palestra do procurador da república, Marco Antonio Delfino de Almeida, do deputado João Grandão (Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional) e do coordenador da Funai, Fernando de Souza.

Aliada a essa agenda, será realizado um seminário antecedendo a atividade na Câmara, organizado pelo Conselho. Para isso, também segue abaixo toda a programação.

16/05/2018 (Quarta-feira)

Local: Auditório UNIGRAN MANHÃ: 7h30 – Coffee 8h – Mesa de abertura Composição: - Verônica Gronau Luz (Presidente do Conselho Municipal de SAN) - Deputado João Grandão (Frente Parlamentar de Segurança Alimentar e Nutricional) -Vânia de Souza Almeida (representante da Associação ASMAN e ex-presidente do - Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional) - Marciléia da Silva Sandim (Secretária executiva da CAISAN Estadual) - Fernando de Souza (Coordenador da FUNAI Dourados) 8h30 – Momento Cultural 8h45 – SAN na perspectiva da Secretaria Municipal de Educação Palestrante: Sidiclei Roque Deparis 9h15 - SAN na perspectiva da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e SESC Palestrantes: Marcelo Resende e Michelly Andressa Marin 9h55 - SAN na perspectiva da Secretaria Municipal de Saúde e SESAI Palestrantes: Lorraine Aparecida Pinto e Indianara Kaiowa Ramires Machado 10h35 - SAN na perspectiva da Secretaria Municipal de Assistência Social Palestrante: Denize Leise Assunção de Lázari 11h05– Debate 11h40 – Encerramento (horário para almoço)

TARDE:

Grupos de Trabalho (GTs)– Horário: 13h30 às 16h

Temas: GT 1. Acesso a terra e aos alimentos GT 2. Educação para Segurança Alimentar e Nutricional GT 3. Fortalecimento da agricultura familiar e da produção urbana e periurbana GT 4. Alimentação e nutrição para a saúde

17/05/2018 (Quinta-feira)

Local: Auditório UNIGRAN

MANHÃ: Horário: 7h30 às 11h Relato das propostas discutidas nos GTs Encaminhamentos para a formulação do Plano Municipal de SAN NOITE: Local: Câmara Municipal de Vereadores Horário: 19h Audiência Pública


Audiência apontará propostas para elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN / Foto: Assessoria

Texto/Fonte: