Elias Ishy homenageia ex-vereadora e ex-vereador do PT em Dourados
Elias Ishy durante homenagem aos ex-vereadores
17/12/2020 11:01

O vereador Elias Ishy (PT) homenageou um ex-vereador e uma ex-vereadora do Partido dos Trabalhadores (PT) em Dourados. Trata-se da professora aposentada, Margarida Maria Fontanella Gaigher e do bombeiro militar de reserva, capitão Pedro Alves Ferreira, conhecido popularmente como “Tenente Pedro”.

Margarida foi vereadora eleita pelo PT por dois mandatos (2001/2004 e 2005/2008), tendo, nesse período, ocupado os cargos de presidenta da Câmara e Diretora Administrativa da Casa de Leis. Atuou conjuntamente, no segundo mandato, com o “Tenente Pedro”, que foi também presidente do Partido dos Trabalhadores por quatro anos.

A professora foi concedido o diploma de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados na área da educação no município. Ela é servidora pública estadual, concursada no cargo há 36 anos e encontra-se aposentada, a pedido, desde o dia 17 de março deste ano.

Graduada em Educação Física, sindicalista atuante, exerceu cargos na Associação Douradense de Professores (ADP) e na FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul). Foi diretora na Escola Estadual Floriano Viegas Machado por 10 anos e na Escola Estadual Pastor Daniel Berg por oito anos. Além ainda de ter exercido o cargo de Secretária Municipal de Educação (2010/2011).

Margarida dedicou o título à família, principalmente aos filhos, Luciano e Viviane, aos colegas de trabalho nas escolas, nos sindicatos e na Câmara, já que, segundo ela, “ninguém é reconhecido sozinho”. “Em todas as áreas que atuou, ela foi uma mulher de destaque, é uma grande guerreira, merecedora de tudo isso”, enfatizou Ishy.

Já ao Tenente Pedro, recebeu o título de Cidadão Douradense, pelos serviços prestados à cidade. Ele nasceu em Presidente Bernardes, no estado de Minas Gerais, iniciou a carreira em 1977, mas fez sua história aqui como o primeiro mergulhador do Corpo de Bombeiros do Estado, onde ainda comandou a unidade de Fátima do Sul e a Guarda Municipal de Dourados.

A trajetória do Tenente tem, segundo ele, “a maior vitória ter escapado da mortalidade infantil em MG”. Ele lembrou outra consagração importante a família, dando nome a rua ao pai, Geraldo Themóteo Ferreira, um homem batalhador, “analfabeto, negro, pais de 12 filhos, mas que, mesmo diante das dificuldades, conseguiu dar educação a todos”. Ele destaca, por isso, as bandeiras defendidas em seu mandato, da economia solidária, da inclusão social e no combate à discriminação. “Em memória dos meus pais, fico muito feliz e honrado com mais essa homenagem”, afirmou.

“Fica aqui nosso respeito e reconhecimento aos colegas vereadores”, finalizou Ishy.