Elias Ishy critica governo municipal pelo “desrespeito” com Educação
Vereador explica que negociação não traria prejuízos às demais categorias quanto ao reajuste
Presidente do Simted, Thiago Coelho Silva (à esq.) conversa com vereador Elias Ishy
09/05/2023 12:30

Na sessão ordinária de ontem (8), dois projetos de leis complementares (PLCs) do Poder Executivo relacionados à Educação foram colocados em primeira votação na Câmara de Dourados – PLCs 9/23 (6) e 10/23 (2). Um sobre o Plano de Cargos e Carreiras dos servidores e outro mais específico sobre a Educação Especial. O vereador Elias Ishy (PT) fez várias críticas ao processo e à Administração “pelo desrespeito com o trabalho do Legislativo, com as categorias e, principalmente, com as famílias”.

O parlamentar aponta que os projetos foram encaminhados “de última hora”. “Sem diálogo, sem explicações, sem entrar em um entendimento, de forma unilateral. A negociação é um direito dos trabalhadores, que têm representação no sindicato, que precisa ser ouvido. Lamento essa postura do município”, afirma o parlamentar sobre o trâmite feito pela prefeitura.

Ishy recebeu a cópia de um ofício da prefeitura, datado do mesmo dia, solicitando uma reunião no dia 10 (amanhã), às 8h, para “discorrer sobre a proposta de negociação do reajuste” com o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (Simted) e entendeu que não haveria prejuízos se o PLC não fosse votado ainda ontem (dia 8, durante a 14ª sessão ordinária). Apoiou o pedido de vistas e, com o pedido rejeitado, ainda solicitou adiamento da votação, também não aceito pela maioria.

Quanto ao PLC da Educação Especial, entrou na Câmara há quase dois meses e passou por vários debates – como duas audiências públicas, uma delas proposta por Ishy. A propositura do Executivo foi retirada de pauta no Legislativo para que fossem realizados debates e, nos dois eventos, por unanimidade, foi entendido que o projeto “não estava correto e que desvalorizaria o profissional da Educação, bem como a qualidade do ensino”.

Então, o mandato do vereador, juntamente com os envolvidos, fizeram sugestões de adequação do texto do PLC e as encaminharam ao governo municipal. Na sessão de ontem, Ishy defendeu o pedido de vistas, não aprovado, ainda apresentou cinco emendas no sentido de contemplar a Educação, mas sem sucesso – todas receberam pareceres contrários da Comissão de Justiça, Legislação e Redação. Para acordo, o vereador ainda encaminhou o adiamento da votação para ampliar o debate. Como nada passou, Ishy votou contra os dois projetos apresentados.

O presidente do Simted, Thiago Coelho Silva, usou a Tribuna Livre na noite de ontem para manifestar a indignação dos profissionais com o governo municipal. Também convidou todos os vereadores para uma Assembleia Geral da Rede Municipal na próxima quinta-feira (11), às 9h, na sede do sindicato. “De forma autoritária e arbitrária, [o Poder Executivo] apresenta esse reajuste e ainda propõe desmontar a carreira do professor de Dourados. Somos contra isso”, protesta o educador.