Elias Ishy cobra informações sobre Plano Diretor e ocupações no “Paragem”
Vereador questiona prefeitura sobre a conclusão do processo e fiscalização de possíveis irregularidades no entorno do Córrego
Vereador Elias Ishy lembra da importância da participação social nos processos e da preservação das áreas verdes no município
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
21/09/2021 09:37

O vereador Elias Ishy (PT) encaminhou requerimento à Prefeitura de Dourados solicitando informações sobre a revisão do Plano Diretor e possíveis ocupações irregulares em toda a extensão do Córrego Paragem. O documento foi protocolado na sessão ordinária desta segunda-feira (20), com cópias às secretarias municipais de Governo e de Planejamento e também ao Instituto de Meio Ambiente de Dourados (IMAM).

Quanto ao Plano, Ishy questiona como está o processo de revisão, pede que seja encaminhada a programação das atividades que estão previstas e a conclusão. Sobre as oficinas que foram realizadas com a participação da comunidade, ele quer saber quais foram os resultados e se há previsão para publicação dos mesmos.

O vereador lutou e continua lutando pela efetiva participação social no processo, já que esse Plano é o instrumento básico da política de desenvolvimento e visa garantir melhores condições de vida para a população. Para ele, a revisão é a oportunidade de corrigir os erros do passado, quando a população ficou distante do acesso aos serviços públicos, como escolas, creches, hospitais, asfalto, lazer e esporte.

Quanto às ocupações na extensão do Córrego Paragem, moradores da região afirmam que nos últimos três anos residências foram construídas quase dentro da mata, principalmente no trecho que seria da rua Josué Garcia Pires (W11) a Manoel Rasselem. Nessa área, segundo relatos, existiam placas avisando que o local é de preservação ambiental.

Ishy indaga se o município tem realizado fiscalização dessas possíveis ocupações, se há algum levantamento quanto ao número de imóveis irregulares nessas áreas e quais ações são realizadas para coibir e corrigir essas irregularidades. O parlamentar lembra da importância da proteção, que interfere diretamente na temperatura, no abrigo de animais e reduz os efeitos da poluição, inclusive sonora. “São poucos locais como esse no município e a conservação é essencial para a qualidade de vida da população”, finaliza.