“É dever do Executivo cumprir os compromissos firmados com a Educação”, afirma Lia Nogueira
Lia Nogueira acompanha o movimento dos trabalhadores em Educação de Dourados
Foto: Assessoria
14/03/2022 12:07

Após participar dos manifestos pela valorização dos profissionais da Educação de Dourados e também depois de vistorias em escolas e Ceims (Centros de Educação Infantil Municipal), a vereadora Lia Nogueira(PP) disse que é dever do Executivo cumprir os acordos firmados com a categoria. Ela lembra que foram compromissos feitos pelo prefeito Alan Guedes (PP), ainda na campanha eleitoral, e que após mais de um ano de mandato ainda não foram efetivados.

Entre alguns dos vários pontos levantados pela vereadora estão o cumprimento do novo piso salarial nacional - que inclusive já foi adotado por vários municípios de Mato Grosso do Sul, a contratação de professores para o ano letivo de 2022, a distribuição dos kits escolares, além do repasse da verba de manutenção das unidades de ensino.

Conforme a parlamentar, outra questão que o município ainda não soube ou não apresentou resposta é quanto às adequações das unidades de ensino para ofertar as aulas de robótica. “O prefeito anunciou no final do ano passado investimento de mais de R$ 8 milhões na aquisição dos kits de robótica, mas até o momento não foi sinalizado para a entrega dos kits, tão pouco adequações nas estruturas das escolas para receber essas aulas e muito menos a capacitação aos profissionais que vão ministrar essas aulas”, esclarece Lia.

Para a vereadora, fica nítido que os compromissos anteriormente pactuados com a categoria não têm sido cumpridos e isso interfere diretamente no cenário de crise da Educação em Dourados.  Segundo Lia, há uma série de problemas já levantados e ocasionados, em sua maioria, pela falta de gestão. “Nas vistorias que fizemos à escolas e Ceims verificamos a falta de professores em vários níveis de ensino – isso com o ano letivo iniciado há quase um mês -, problemas no abastecimento da merenda escolar principalmente nos Ceims. Também verificamos falhas nas estruturas das unidades de ensino, devido à falta de repasse da verba de manutenção das escolas aos diretores, o que coloca em risco a segurança dos alunos e dos profissionais da Rede Municipal de Ensino”, afirma Lia.

“Todas as falhas/demandas já foram levantadas pelo nosso mandato e relatadas à administração, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Fizemos requerimentos, nos reunimos com a secretária de Educação, Ana Paula Benitez, e estamos ainda apresentando ofícios com a solicitação de documentos e cobrando providências”, menciona a vereadora.

“O município não vem tratando essa importante área da forma como deveria, aplicando devidamente e de modo eficaz os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). Sabemos que o desenvolvimento de uma cidade passa pelo incentivo e valorização da Educação”, ressalta Lia.