Dr. Diogo Castilho debate abertura de UBSs à noite com secretário de Saúde
Reunião com Waldno Lucena foi realizada no plenarinho da Câmara de Vereadores e contou com a presença da presidente da Comissão de Higiene e Saúde Liandra Brambilla
 Reunião do vereador Dr. Diogo Castilho com o Secretário Municipal de Saúde e a Comissão de Saúde aconteceu no Plenarinho da Câmara Municipal
01/12/2022 11:19

O vereador Dr. Diogo Castilho (PSDB) se reuniu com o Secretário Municipal de Saúde, Waldno Lucena Júnior, técnicas da SEMS e a Comissão de Higiene e Saúde do Legislativo, para tratar da abertura de Unidades Básicas de Saúde, no período noturno, em Dourados. A reunião aconteceu no plenarinho da Câmara de Vereadores.

A reunião foi motivada pela emenda do vereador à LOA – Lei Orçamentária Anual que busca sanar o déficit de atendimento da população através da ampliação do horário de funcionamento de alguns postos de saúde, em bairros estratégicos de Dourados, onde as demandas são maiores.

“Muitos trabalhadores por medo de pegarem atestados e perderem o emprego acabam não cuidando da saúde de forma correta. Com a abertura de postos à noite essa fatia importante da população poderá procurar as UBSs para cuidar melhor da saúde, fazer consultas, exames e se prevenir de uma série de doenças. A medida também irá ajudar a desafogar a UPA – Unidade de Pronto Atendimento, fazendo com que atendimentos mais simples sejam recepcionados nesses postos de saúde”, explica o vereador Dr. Diogo Castilho que é médico cirurgião.

O secretário ouviu a demanda do parlamentar e se comprometeu a estudar meios para que o município consiga ofertar esse tipo de serviço à população. Para tal será necessário realizar levantamento de viabilidade econômica para ver como o executivo poderá arcar com os custos adicionais desse serviço e qual a fonte dos recursos.

“A proposta é interessante e faremos uma análise. Temos que procurar caminhos para viabilizar o projeto”, disse Waldno que informou que irá se reunir com o Secretário Municipal de Fazenda, Everson Leite Cordeiro e discutir as viabilidades econômicas e os caminhos a serem tomados pelo Executivo.

A vereadora Liandra Brambilla, presidente da Comissão de Higiene e Saúde da Câmara Municipal de Dourados participou da reunião juntamente com Dr. Diogo Castilho e o Secretário de Saúde. Ela parabenizou o vereador pela iniciativa, assinou junto a proposta de emenda e se prontificou juntamente com a Comissão trabalhar para que o projeto seja implantado no município.

“A abertura dos postos de saúde no período noturno só vem contribuir com melhoria na qualidade de vida da população, considerando que muitos trabalhadores e pais tem dificuldade para irem até estas unidades durante o dia. Vale a pena ressaltar que a Comissão de Saúde da Câmara está atenta para que uma vez implantado este horário alternativo, não falte profissionais para o atendimento à comunidade”, destacou a vereadora.