Diogo Castilho solicita dados sobre repasse de municípios da região para a saúde de Dourados
Vereador solicitou valores atuais repassados por municípios da região cuja população recebe atendimento na saúde em Dourados
Foto: Valdenir Rodrigues/CMD
17/08/2021 11:04

O vereador Diogo Castilho (DEM) apresentou requerimento à prefeitura solicitando informações e dados detalhados sobre a atual pactuação financeira com os municípios da macrorregião que são atendidos pela saúde de Dourados.

O requerimento foi apresentado durante a 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal, realizada na tarde desta segunda-feira (16).

Diogo destacou que muitos dos pacientes que são atendidos principalmente pela alta complexidade em Dourados são provenientes de uma macrorregião composta por 33 municípios.
E esse cenário e a atual pactuação de valores que o município recebe será ponto importante para a manutenção de vagas de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Covid, que poderão ser utilizadas em outros atendimentos.

“Hoje temos em Dourados um número pequeno de UTIs em relação aos nossos pacientes da região. Muitos são atendidos aqui e estão nas UTIs daqui. E eu gostaria de saber como estão sendo feitos esses repasses dos municípios para a Prefeitura de Dourados, como é que está a pactuação desses repasses de valores. Penso isso porque se nós não melhorarmos a pactuação, não teremos como manter essas vagas e a gente precisa ter verba destinada a isso”.

Na 25ª Sessão Ordinária, em 28 de julho, o vereador já havia destacado a importância da manutenção de leitos de UTI Covid que hoje não estão em uso para que sejam remanejados ao atendimento de outras demandas, que já possuíam déficit de vagas.

Outras indicações e requerimentos

Ainda na sessão desta segunda-feira, Diogo apresentou algumas indicações de demandas que chegaram por meio de cidadãos que o procuraram buscando apoio e soluções.

Para as escolas municipais Aurora Pedroso de Camargo no Parque Alvorada, Professora Iria Lúcia Wilhelm Konzen no Parque do Lago II e Arthur Campos Mello na Vila Cachoeirinha, foram solicitados reparos como pintura, iluminação, poda de árvores, reforma de alguns espaços, compra e manutenção de equipamentos, entre outros.

Foi apresentado ainda um requerimento direcionado também à administração municipal sobre o projeto de criação no bairro Jardim Deoclécio Artuzzi um espaço destinado à lazer da população, como parque e área de caminhada.