Dia Mundial de Conscientização do Autismo será tema da tribuna livre da Câmara
02/04/2018 12:24

02/04/2018 12h22 - Por: Assessoria

Dois de abril é o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, síndrome que afeta importantes áreas do desenvolvimento humano, especificamente na comunicação, socialização e comportamento. Para divulgar mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) que atinge mais de dois milhões de pessoas somente no Brasil, segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas), a Câmara de Vereadores de Dourados receberá na tribuna livre, da sessão ordinária, desta segunda-feira (02), o presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados (AAGD), Francisco Sobrinho de Brito que falará sobre a importância de disseminar o tema na sociedade.

A ação criada pela ONU desde 2007 tem por objetivo incentivar a criação de políticas públicas para amparar as pessoas diagnosticadas com TEA para que possam se inserir na sociedade garantindo todos os seus direitos nos setores sociais, educacionais e laborais.

De acordo com a presidente da Casa, Daniela Hall (PSD) é preciso ampliar a divulgação do autismo para que as pessoas compreendam a importância de iniciar o tratamento precocemente. "Quando falamos em políticas públicas, falamos também em incentivar ações que identifiquem ainda nos primeiros anos de vida da criança, traços que estejam dentro do TEA, para garantir a eles uma melhor qualidade de vida no futuro, através de intervenções", esclarece convidando a população a participar da sessão, que acontece todas às18h30, no plenário Weimar Gonçalves Torres, localizado na Avenida Marcelino Pires, 3495.

**Projeto **

O vereador Sergio Nogueira (PSDB), protocolou na Casa de Leis, com pedido de urgência, um projeto de lei que prevê a obrigatoriedade de inserção de placas e avisos sinalizadores de atendimento prioritário, nos estabelecimentos públicos e privados.

O projeto que será apreciado em plenário na noite de hoje, tem como finalidade garantir o atendimento preferencial às pessoas com autismo e seus acompanhantes. "A inserção do símbolo do autismo às placas e avisos de atendimento preferencial proporcionara maior divulgação e conscientização dos direitos dos autistas e suas famílias", esclarece.

A data tem o intuito de conscientizar a população mundial sobre o autismo / Foto: Thiago Morais