Dia Internacional da Síndrome de Down: Lei que reconhece como utilidade pública associação ‘Douradown’ é sancionada
Lei vai ajudar em suporte para associação douradense voltada para inclusão de pessoas com Síndrome de Down
Foto: Divulgação/Assessoria
21/03/2022 16:03

Celebrado em 21 de março, o Dia Internacional da Síndrome de Down teve ato solene na sede da prefeitura para sanção da Lei de nº 4.799, que declara de Utilidade Pública Municipal a Associação ‘Douradown’. A Lei, de autoria do vereador Sergio Nogueira (PSDB), foi sancionada pelo prefeito Alan Guedes (PP).

A entidade é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, que atua para o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, além da autonomia, independência, segurança, acesso aos direitos e participação plena e efetiva das pessoas com síndrome de Down, sem limite de idade.

Composta por pais, responsáveis e amigos das pessoas com Síndrome de Down, a associação tem caráter assistencial, cultural, educativo e filantrópico. “O título de Utilidade Pública Municipal é de suma importância para que a Associação Douradown comece a se estruturar e angariar recursos com a finalidade de continuar esse belo trabalho com as pessoas com Síndrome de Down”, ressaltou Sergio Nogueira.

Atualmente, são assistidas 50 famílias dentro da associação, desde recém-nascidos até adultos. “A Douradown tem crescido e ampliado as suas atividades. São muitos projetos que demandam atenção do poder público, como a cedência de uma área específica para construção da sede própria e recursos para ações na área da saúde, da educação, da assistência social”, ressaltou o vereador.

O presidente da associação, Carlos Aparecido Ferreira, comemorou o reconhecimento. “Já assistimos as famílias em causas jurídicas, mas precisamos de muito mais atendimentos. A Lei vem para somar esforços. Precisamos de uma estrutura física para que possamos proporcionar atendimentos na área da saúde, como fonoaudiologia e fisioterapia, principalmente às famílias que não têm condições financeiras. Temos muitos projetos encaminhados, como de culinária, confeitaria, horta comunitária, entre outros, para o apoio e incentivo às ações voltadas às pessoas com Down, no pleno exercício de seus direitos básicos”.

O prefeito Alan Guedes citou a relevância da associação para Dourados. “A Douradown desempenha um trabalho lindo e importantíssimo em nosso município. Essa Lei vem para garantir sua estruturação”.