Daniela Hall lamenta corte no orçamento da cultura e cobra explicações da Prefeitura Municipal de Dourados
14/02/2018 11:21

14/02/2018 11h18 - Por: joandra

A vereadora Daniela Hall (PSD) lamentou os cortes que a prefeita Délia Razuk (PR) determinou no Fundo Municipal de Investimentos à Produção Artística e Cultural de Dourados (FIP) e saiu em defesa dos agentes que atuam na produção artística e cultural do município.

A presidente da Câmara Municipal lembrou que o FIP tem como objetivo estimular e fomentar a produção artística em Dourados, dando suporte financeiro aos projetos e que o cancelamento sem discussão prévia com os agentes culturais significa uma grande violação pela Prefeitura de Dourados. "Fico triste ao ver nossa cidade dando as costas às pessoas que ajudam a definir a identidade cultural do segundo maior município de Mato Grosso do Sul", lamentou Daniela Hall ao tomar conhecimento da decisão da prefeitura.

O valor total dos recursos destinados para o exercício de 2017/2018 seria de aproximadamente 390 mil reais, devendo ser dividido entre os projetos aprovados, conforme edital publicado no dia 29 de setembro do ano passado. "Além de ser um valor irrisório perto de um orçamento de R$ 916 milhões que a própria Câmara Municipal aprovou para 2018, esses valores farão muita falta para quem atua na produção artística da nossa cidade", enfatiza Daniela Hall.

Em dezembro, a Secretaria Municipal de Cultura chegou a divulgar a relação de projetos culturais aprovados pelo FIP, onde os artistas deram início ao processo e na última semana, simplesmente, um novo edital foi publicado pela gestão municipal, cancelando o financiamento. A justificativa, é a falta de recursos financeiros e orçamentários da Prefeitura de Dourados.

Para Daniela Hall, a gestão municipal tem a obrigação de dar uma explicação mais esclarecedora a classe artística. "Durante todo o segundo semestre do ano passado, a classe artística esteve presente na Câmara Municipal buscando apoio dos vereadores, para que os valores de 2017 e 2018 fossem aprovados para a Lei Orçamentária deste ano", lembrou a parlamentar.

A artista Fernanda Ebling, que tinha programado gravar um CD neste ano e teve o projeto "Vermelha" aprovado, desabafou na rede social. "Fiz o projeto minunciosamente, selecionei as músicas, fiz orçamento e tudo o que o edital pedia. O projeto passou, os documentos foram entregues, a conta no Banco do Brasil foi aberta para elaboração do contrato e após um pouco mais de um mês de atraso na confecção do contrato, saiu a nota no Diário Oficial. Estou decepcionada", lamentou a cantora no Facebook.

No último sábado, artistas se reuniram na Casa de Cultura da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) e decidiram entrar com uma representação contra a Prefeitura de Dourados no Ministério Público Estadual (MPE). De acordo com a escritora Odila Lange, que também faz parte do Fórum Permanente de Cultura, os artistas aprovaram uma Moção de Repúdio contra a Prefeita Délia Razuk. "Queremos explicações, por isso, faremos uma manifestação contra o cancelamento, na próxima quinta-feira, dia 9, no Parque dos Ipês. Não podem simplesmente cancelar o FIP, pois o processo já estava em andamento", disse a artista.

A presidente da Câmara de Vereadores antecipou total e irrestrito apoio aos produtores culturais de Dourados e garantiu que na condição de chefe do Poder Legislativo não medirá esforços na tentativa de reverter essa decisão do Executivo Municipal. "Entendo que a Prefeitura de Dourados esteja passando por dificuldades financeiras, mas nada justifica cortes tão drásticos num setor tão imprescindível quanto a cultura", finaliza Daniela Hall.

Presidente da Câmara Municipal de Dourados lamenta cancelamento do Fundo de Investimentos Culturais - Foto: Thiago Morais