Daniela cobra lista de pacientes da fila de transplante de MS
22/03/2017 07:57

Daniela cobra lista de pacientes da fila de transplante de MS

A vereadora Daniela Hall (PSD) está cobrando informações da Secretaria de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul para o suposto "desaparecimento" de cadastros de pacientes que aguardavam na fila do transplante. Conforme a parlamentar, mais de 400 pacientes estavam cadastrados em 2013 e hoje o Estado informa apenas 41 pessoas na fila. "O dado é curioso porque de lá para cá não ocorreram transplantes. Então para onde foram esses 360 pacientes que estavam na fila?", questiona observando que de lá para cá apenas quatro cirurgias foram realizadas.

Destas, duas em 2015 e o mesmo número em 2016. Segundo Daniela, o questionamento é importante tendo em vista a vida de centenas de pacientes, conforme denunciou na semana passada a Associação de Renais Crônicos de Dourados.

Conforme Daniela, o Estado vem informando que houve descredenciamento das equipes de transplante da Santa Casa que paralisou por dois anos (2013 e 2014) os atendimentos.

Por isso, uma nova equipe teve que ser habilitada e o Estado está tendo que refazer os cadastros que hoje somam apenas 41. " O Estado tem informado que a listagem está ainda em fase de elaboração porque os pacientes precisam de todo um acompanhamento e procedimentos pré-cirurgico com a nova equipe, mas queremos ter a certeza de que os pacientes que antes estavam na fila não ficarão desassistidos. Por isso peço ao Estado para que localize todos os pacientes que estavam na lista e preste atendimento, afinal eles não têm culpa da paralisação do serviço, nem do descredenciamento da Santa Casa", destaca Daniela.

Hemodiálise

Outro problema em Dourados é a falta de vagas na hemodiálise. São 306 pacientes sendo atendidos em clínicas conveniadas com o Sistema Único de Saúde. Outros 40 pacientes que deveriam ser atendidos em Dourados são "exportados" para Ponta Porã devido ao esgotamento de vagas. "Precisamos unir forças em prol desses pacientes que estão enfrentando verdadeiro calvário por atendimento em nosso Estado, conforme estampam os principais jornais de Mato grosso do Sul", destaca.