Criação da Agência de Habitação atende pedido do vereador Silas Zanata
06/05/2015 07:42

Em março de 2014, vereador indicou criação da pasta “com força e autonomia para gerenciar e elaborar projetos habitacionais"

A Câmara de Dourados aprovou, em duas sessões realizadas no mês de abril, projeto de lei do executivo que criando a Agehab (Agência Municipal de Habitação de Interesse Social), cuja missão é agilizar a implantação de empreendimentos habitacionais de interesse social, voltados ao atendimento de famílias de baixa renda, segundo diretrizes e parceria com o agente operador da Política Nacional de Habitação.

A iniciativa do executivo atendeu a solicitação feita pelo vereador Silas Zanata (PV), por meio de indicação ao prefeito Murilo Zauith (PSB), datada de 11 de março do ano passado. Na oportunidade, o vereador do PV argumentou com o executivo que Dourados só teria a ganhar com a criação da pasta, “uma vez que criará força e autonomia para gerenciar, bem como elaborar projetos habitacionais, que venham ao encontro dos anseios da nossa comunidade”.

Silas Zanata também ponderou que o governo federal tem investido para que milhões de brasileiros tenham acesso à casa própria e, “como temos acompanhado, o município de Dourados foi agraciado pelo programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, que tem proporcionado a felicidade às pessoas contempladas de realizarem o sonho da casa própria”.

“O déficit habitacional em nosso município é muito grande”, avaliou Silas, levando em conta que Dourados é um município em franco desenvolvimento, sendo a segunda maior cidade do Estado. “Tenho a absoluta certeza que em um futuro bem próximo, com a criação desta agência, Dourados não ficará atrás da Capital, que tem na administração municipal a secretaria responsável para tratar da política habitacional”, opina Silas.

Na indicação ao prefeito, o vereador Silvas ainda mencionou necessário levar em conta que o governo federal está multiplicando esforços para dinamizar a indústria da construção civil, por exemplo, com redução de prazos, exigências e procedimentos, os financiamentos às construtoras estão muito mais fáceis.

Vereador Silas Zanata solicitou ao prefeito Murilo a crianção de uma pasta para a Habitação (Foto- Thiago Morais)