Com mais de 100 casos positivos, Laudir cobra mutirão de combate à dengue em Dourados
Laudir apresentou indicação na 6º Sessão Ordinária
Foto: A.Frota
15/03/2023 09:00

Na 6º Sessão Ordinária realizada na última segunda-feira (13), o vereador Laudir Munaretto (MDB) cobrou ações do Executivo Municipal para promover um mutirão de combate à dengue em Dourados.

Até o momento, o município registrou 119 pessoas que contraíram a doença. Na maior cidade do interior sul-mato-grossense também foi registrado um óbito em decorrência da doença. Júlio César Arthur da Costa Escobar morreu aos 14 anos.

Conforme informações da SES (Secretaria de Estado de Saúde), o adolescente apresentou os primeiros sintomas no dia 06 de fevereiro de 2023 e morreu no dia 13 do mesmo mês. A confirmação do óbito por dengue ocorreu no dia 15/02/2023.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 26/02 a 04/03/2023, Dourados foi classificado como “Aumento da incidência dos casos prováveis de dengue, até 04 semanas epidemiológicas consecutivas acima do limite superior do diagrama de controle”.

Além dos 119 casos confirmados, dados do boletim municipal informam que foram notificados 323 casos, 78 estão aguardando resultado e outros 125 casos foram descartados. A incidência de notificação de dengue por 100 mil habitantes nas últimas 4 semanas figura em 92,10.

Devido ao alto número de casos confirmados, o vereador Laudir tem cobrado o mutirão com diversos serviços, como limpeza, roçada de lotes, limpeza de prédios abandonados, borrifação do fumacê em todos os bairros e distritos.

Além disso, o parlamentar cobra uma intensificação, por parte dos agentes de endemias, nas inspeções nas áreas internas dos imóveis; e o fortalecimento de campanhas permanentes de conscientização de toda a população.

“A dengue é um caso sério e precisamos dar a atenção necessária, por isso uma força-tarefa é tão importante, principalmente neste período chuvoso. Além das orientações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, é essencial montar uma estrutura de testagem nos bairros”, relatou Laudir.