Campanha dá exame de sangue gratuito para diagnóstico do câncer de próstata
02/12/2014 12:22

Até o dia 20 de dezembro, serão distribuídas autorizações para exames de sangue gratuitos voltados ao diagnóstico da doença.

Uma campanha em parceria entre a ACCGD (Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados), o Laboratório de Análises Clínicas J P Mansor e a rádio 92 FM reforça o combate ao câncer de próstata. Até o próximo dia 20 de dezembro, serão distribuídas autorizações para exames de sangue gratuitos voltados ao diagnóstico da doença que só perde para o câncer de pulmão quando o assunto é morte entre homens.

A intenção dos organizadores da campanha é dar acesso ao maior número possível de homens ao exame PSA Qualitativo, que pode identificar eventuais alterações na próstata que indiquem a existência do câncer. “Se for diagnosticada no início, a doença tem mais de 90% de chances de cura”, ressalta o doutor Mansor, proprietário do laboratório que vai realizar os exames. Ele recomenda jejum de 8 horas para quem for fazer o exame.

De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), 68.800 homens foram diagnosticados com câncer de próstata em Mato Grosso do Sul ao longo deste ano. No Estado, a incidência da doença é de 62,55 casos para cada 100 mil habitantes, a segunda maior de toda região Centro-Oeste.

“É fundamental que os homens façam esse exame. Quem já passou dos 40 anos não pode ficar alheio à doença. Médico não tem como fazer milagre, por isso precisamos nos cuidar, porque é a prevenção que cura”, destaca a vereadora Virgínia Magrini (PP), presidente voluntária da ACCGD.

“Quem tiver interesse em fazer esse exame pode procurar a Associação de Combate ao Câncer da Grande Dourados, na Rua Ediberto Celestino de Oliveira, n° 1468, ou o gabinete da vereadora Virgínia Magrini na Câmara Municipal para pegar as autorizações”, informa Hédio Fazan, presidente da ACCGD.

CONTRIBUIÇÃO Os organizadores da campanha solicitam apoio do empresariado local, que pode contribuir com a doação dos kits para realização dos exames. Cada um custa R$ 70,00 e possibilita 20 exames laboratoriais. Segundo o doutor Mansor, algumas pessoas já ajudaram e 100 dosagens estão garantidas. Para doar é preciso entrar em contato pelos telefones 3427-4124 ou 9982-5808.


Asssessoria

Texto/Fonte: